Pai encontrado morto e suspeito da morte do filho era um reconhecido designer alemão

Clemens Weisshaar tinha 44 anos e alguns dos seus trabalhos estão entre importantes colecções permanentes, como do Centro Georges Pompidou, em Paris. A mãe da criança, Phoebe Arnold, é uma conhecida criadora de moda britânica.

Foto
A Polícia Judiciária assumiu a investigação do caso depois de os corpos terem sido encontrados com “indícios de crime” Ricardo Lopes/Arquivo

A descoberta de dois cadáveres, identificados como pai e filho, numa situação com “indícios de crime”, deixou a vila de Grândola, no domingo, em estado de choque, sentimento que, entretanto, se estendeu ao mundo do design e da moda: o homem era Clemens Weisshaar, um reconhecido designer alemão, suspeito de ter matado o filho, de três anos, e de se ter suicidado de seguida; a mãe, Phoebe Arnold, uma criadora de moda britânica.

Clemens Weisshaar nasceu em 1977 em Munique, tendo estudado Design de Produto na Universidade de Artes e Design da Central Saint Martins e no Royal College of Art, em Londres.

Foto
Clemens Weisshaar Matthias Ziegler

Depois de três anos como assistente de Konstantin Grcic, um designer industrial alemão conhecido por criar artigos manufacturados em massa, fundou a sua própria marca, em 2000, que, entre outros projectos, fazia consultoria para o arquitecto e urbanista holandês Rem Koolhaas. Dois anos depois, Weisshaar juntou-se a Reed Kram (n. 1971, Ohio, EUA), criando uma plataforma para integrar os esforços multidisciplinares.

Sediado em Estocolmo e Grândola, o escritório envolve-se na concepção de espaços, produtos e meios de comunicação, entre os quais o conceito, concepção e execução de instalações e dispositivos multimédia para a nova loja Prada em Beverly Hills, uma instalação interactiva para o Centro Georges Pompidou, em Paris. Alguns dos seus trabalhos integram as colecções permanentes do museu de design Die Neue Sammlung, Munique, do Museu Vitra Design, em Weil am Rhein, e do Centro Georges Pompidou, em Paris.

Phoebe Arnold é uma estilista e consultora criativa, e antiga editora de moda da revista Garage. Trabalhando entre Londres e Nova Iorque – e, mais recentemente, Lisboa –, tem entre o seu rol de clientes algumas celebridades, como a actriz e cantora britânica Paloma Faith.

Foto
Clemens Weisshaar e Phoebe Arnold estavam juntos pelo menos desde 2016 DR

Clemens Weisshaar e Phoebe Arnold estavam juntos pelo menos desde 2016, altura em que as publicações nas redes sociais de ambos passaram a indicar um relacionamento amoroso (e foram fotografados juntos num evento de moda em Nova Iorque no ano seguinte). A separação terá ocorrido em Julho deste ano, tendo a guarda da criança, de três anos, ficado com a mãe. O pai foi buscar o rapaz para passar o último fim-de-semana consigo, mas deixou de estar contactável, tendo a mãe participado o desaparecimento.

Este domingo, foram encontrados dois cadáveres numa zona remota da serra de Grândola: o corpo da criança estava dentro do carro, que tinha ardido; o corpo do pai estava junto à viatura com uma ferida de bala na cabeça. As autoridades foram chamadas ao local e a Polícia Judiciária assumiu a investigação do caso depois de os corpos terem sido encontrados com “indícios de crime”.

Sugerir correcção
Comentar