EDP diz que não há novidades da inspecção à venda das barragens

O não pagamento de Imposto do Selo no negócio com a francesa Engie está sob escrutínio da Autoridade Tributária há vários meses, mas não dá dores de cabeça à gestão da EDP. “Foi uma operação standard”, assegura Miguel Stilwell de Andrade.

Foto
O presidente da EDP, Miguel Stilwell de Andrade Sara Jesus Palma

O presidente da EDP, Miguel Stilwell de Andrade, diz que companhia não tem novidades sobre o tema do Imposto do Selo relacionado com a venda das barragens do Douro à Engie e mantém que a operação, que está sob escrutínio da Autoridade Tributária (AT) desde Abril, seguiu os mesmos moldes que outras que o grupo já havia feito.

Questionado esta sexta-feira numa conferência com analistas sobre a possibilidade de pagamento do Imposto do Selo sobre a transacção realizada no final de 2019, o gestor disse que o processo que se adivinha longo e manteve que a venda das barragens à Engie seguiu “todas as regras”.

Lembrando que a empresa está amparada neste processo, como habitualmente, por assessores jurídicos e financeiros, Stilwell (que falava com os analistas a propósito dos resultados da EDP, cujo lucro subiu 21%, para 510 milhões de euros, até Setembro), repetiu que se tratou de uma “operação standard”.

Em causa, no negócio de 2200 milhões de euros com a francesa Engie, está o não pagamento de 110 milhões de euros de Imposto do Selo.

Em Junho de 2021, a directora da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Helena Borges, salientou no Parlamento que a inspecção à venda das centrais hidroeléctricas de Foz Tua, Baixo Sabor, Feiticeiro, Miranda, Bemposta e Picote tinha elevada complexidade, dado o modelo utilizado pela EDP para concretizar a operação.

“Temos que ter a noção é que não está em causa apenas esta operação, está em causa um conjunto de operações alargadas que a EDP e as empresas que estão envolvidas na operação desenvolveram”, afirmou Helena Borges, a propósito das operações de cisão, seguida de fusão, que serviram para transferir activos da EDP para a Engie, e que foram consideradas pela empresa, para efeitos fiscais, uma reestruturação empresarial (ou seja, um operação isenta de obrigações como o pagamento do Imposto do Selo).

Apesar de o presidente da EDP se referir à transacção como corriqueira, a directora da AT entende que se trata de “uma matéria com uma complexidade que naturalmente não pode deixar de ser tida em conta nas conclusões” que serão extraídas do caso.

Sugerir correcção
Comentar