Uma em cada 20 pessoas com diabetes de tipo 2 entra em remissão

Investigação na Escócia revela que entre 162.316 doentes com diabetes e mais de 30 anos, cerca de 5% (7710) entraram em remissão sem que tivessem sido submetidos a cirurgia bariátrica.

Foto
Estima-se que em 2019 havia 463 milhões de pessoas com diabetes no mundo, das quais 90% a 95% têm diabetes de tipo 2 Manuel Roberto

A possibilidade de um doente com diabetes de tipo 2 entrar em remissão não é uma novidade. No entanto, esta hipótese estava reservada a alguns dos doentes submetidos a cirurgia bariátrica ou que adoptaram uma dieta muito pouco calórica imposta num ensaio clínico. Agora, um estudo na Escócia publicado esta terça-feira na revista PLoS Medicine demonstrou que uma em cada 20 pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 entra em remissão da doença. Esta conclusão pode ajudar a definir novas estratégias terapêuticas para estes doentes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar