Milhares de estrangeiros aguardam visto para estudar em Portugal neste ano lectivo

Cerca de 4000 alunos ainda aguardam para saber se podem entrar no país onde querem fazer um curso superior. Maioria vem do Brasil, mas também dos países africanos lusófonos. Ministério dos Negócios Estrangeiros admite constrangimentos, mas garante que o tempo médio de resposta é de 33 dias, próximo do que determina a lei.

Foto
Nelson Garrido

“Pulei de felicidade”, descreve Marília Rocha, enquanto recorda o momento em que na caixa de correio encontrou o seu passaporte com o visto de estudante que lhe permite entrar em Portugal nos próximos dias. A carta do consulado chegou na véspera da conversa com o PÚBLICO. Tinham passado 80 dias desde que iniciou o processo no consulado de Salvador, quase três vezes mais do que o previsto na lei nacional.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários