Ainda há vagas em Medicina e em Engenharia Aeroespacial na 2.ª fase do concurso nacional de acesso

Mais de 13 mil lugares ainda por ocupar. Consulte as vagas da 2.ª fase do acesso ao ensino superior

Foto
Gabriel Sousa

São 13.697 as vagas totais disponibilizadas para a 2.ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, que está a decorrer até esta sexta-feira inclusive. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES).

Por comparação ao ano anterior há mais 1999 vagas para ocupar na 2.ª fase. 

Neste ano, 2021, o total de vagas iniciais para esta fase era de 6393, resultantes das que sobraram no final do primeiro período do concurso de ingresso. A estes lugares foram agora acrescentados os que não foram ocupados por os alunos colocados não terem concretizado a sua inscrição, entre outras situações, e também os que ficaram livres no concurso destinados a estudantes internacionais (2750).

Mesmo em cursos mais disputados existem ainda vagas por preencher. É o caso de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico que apresenta agora seis lugares vagos. A média de entrada do último colocado na 1.ª fase foi de 19,05, a mais elevada de todos os cursos. Do IST informam que dos 126 colocados na 1.ª fase, quatro optaram por mudar para outros cursos da mesma instituição e dois não chegaram a inscrever-se. “Não é invulgar. Acontece quase todos os anos mesmo nos cursos mais disputados”, acrescenta a assessoria de imprensa. 

Também em Medicina ainda sobram vagas: quatro na Universidade Nova de Lisboa, duas no Porto e uma em Coimbra. Na 1.ª fase tinham sido colocados 233 candidatos em Medicina da UNL, mas quatro optaram por não se inscrever, informa a instituição. 

No concurso para estudantes internacionais, os cursos que ficaram com mais lugares são os de Gestão (17) e Economia (15) da UNL e o Direito (16) da Universidade de Lisboa.

No ano passado candidataram-se 22 mil alunos ao ensino superior neste período e conseguiram um lugar no ensino superior público cerca de 10 mil estudantes, um número que estava dentro do habitual nos últimos anos – apesar de haver mais candidatos do que o habitual e mais vagas disponíveis.

Os resultados da 2.ª fase do concurso são conhecidos a 14 de Outubro.

Descarregue as listas em formato PDF:

Sugerir correcção
Comentar