Onde estão as mulheres designers? Errata, uma exposição para corrigir a história do design português

“É importante adicionar o nome e o trabalho destas mulheres ao cânone, mas também questionar por que é que ficaram à margem da história”, diz a curadora e investigadora Isabel Duarte.

Foto

No final da exposição Errata, no Museu da Cidade do Porto, os visitantes podem levar consigo correcções à História do Design português. São “erratas” com as biografias e destaques dos trabalhos das mulheres designers que criaram durante anos as capas dos discos editados pela Valentim de Carvalho ou do jornal Blitz, das obras completas de Almada Negreiros, cartazes do Teatro da Cornucópia ou trabalhos menos reconhecíveis como edições de relatórios e contas — estes últimos têm essa falta de reconhecimento em comum com as suas autoras: foram desenhados por mulheres designers de cujos nomes (quase) não reza a história. Até agora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar