Vice-Almirante Gouveia e Melo vai ser proposto para substituir actual chefe do Estado-Maior da Armada

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a exoneração do chefe do Estado-Maior da Armada.

Foto
Gouveia e Melo despediu-se hoje da "task force" de vacinação LUSA/RODRIGO ANTUNES

O vice-almirante Gouveia e Melo vai ser proposto pelo Governo ao Presidente da República para substituir o actual chefe do Estado-Maior da Armada que vai ser exonerado, adiantou à Lusa fonte próxima do processo.

A informação foi confirmada à Lusa por uma fonte próxima do processo e ligada à Defesa Nacional.

Henrique Gouveia e Melo assumiu o comando da task force no passado dia 3 de Fevereiro, na sequência da demissão do anterior coordenador Francisco Ramos, que esteve pouco mais de dois meses à frente da equipa.

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai propor ao Presidente da República a exoneração do chefe do Estado-Maior da Armada, confirmaram esta terça-feira à Lusa fontes ligadas à Defesa.

De acordo com fontes ligadas à área da Defesa, o actual chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado deverá, por proposta do Governo, sair do cargo que ocupa desde 2018.

Os chefes de Estado-Maior dos ramos são nomeados e exonerados pelo Presidente da República, sob proposta do Governo, a qual deve ser precedida da audição, através do ministro da Defesa Nacional, do CEMGFA, prevê a lei orgânica das Forças Armadas.

A Lusa tentou sem êxito obter um comentário do almirante António Mendes Calado.

Sugerir correcção
Ler 13 comentários