Como vai ser o clima no futuro? Um novo atlas interactivo mostra-lhe

Atlas interactivo feito por especialistas do IPCC – incluindo uma cientista a trabalhar em Portugal – pretende familiarizar o público em geral com a informação sobre as alterações climáticas regionais e os possíveis cenários climáticos para o futuro.

Foto
Atlas mostra-nos possíveis futuros climáticos CHRISTIAN CHARISIUS/Reuters

Está interessado em saber qual a frequência dos dias com temperaturas acima dos 40 graus Celsius? Também gostaria de saber se estes dias quentes foram constantes no passado, e perceber as diferenças? Pode explorar essas questões num novo atlas interactivo criado por especialistas do IPCC (sigla inglesa de Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas). Nesta ferramenta, é possível obter informações sobre as alterações climáticas a nível mais global ou regional, incluindo cenários climáticos para o futuro. A versão final ficou disponível esta segunda-feira.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários