Festival de Riga diz que Maria João Pires já saiu do hospital. Equipa da pianista confirma que “está bem”

Concerto da pianista no Festival de Riga foi cancelado no domingo após queda. Artista teve alta nessa noite.

Foto
A pianista Maria João Pires em Belgais Nelson Garrido

A pianista Maria João Pires já saiu do hospital na Letónia onde foi internada no domingo após uma queda, disse ao PÚBLICO o porta-voz do Riga Jurmala Music Festival, Simon Millwardonde a artista deveria ter actuado no domingo. “Posso confirmar que [Maria João] Pires caiu ontem em Riga e que sofreu lesões que a levaram ao hospital, onde recebeu tratamento médico que lhe permitiu ter alta nessa noite.”

Maria João Pires, acrescentou Simon Millward numa resposta por correio electrónico, “prepara-se agora para regressar a casa e saberá em breve o tempo que precisa de esperar para recuperar totalmente”.

A página oficial da pianista no Instagram anunciou, entretanto, que a pianista “está bem” e que, depois de um período de algumas semanas de descanso, Maria João Pires deverá “ser capaz de retomar as actuações”. Segundo a equipa da pianista que assina a informação naquela rede social, a queda na capital da Letónia foi acidental e Maria João Pires “foi hospitalizada por precaução” nas urgências do hospital. “Os exames revelaram que um dos seus ombros sofreu alguma lesão, mas felizmente irá sarar com o tratamento prescrito e algum repouso.”

O site Slipped Disc sobre os bastidores da cena clássica noticiou logo no domingo que Maria João Pires, 77 anos, que deveria ter encerrado o Riga Jūrmala Festival, não compareceu ao concerto agendado para domingo à noite na sala da Ópera Nacional da Letónia, porque sofrera “uma queda grave”, tendo sido hospitalizada. Segundo o relato do site, no início do concerto, os responsáveis pelo festival, Martin Engstroem e Zane Čulkstena, contaram que a pianista tinha sofrido uma queda nas ruas de Riga nessa tarde e que o pianista Mao Fujita a iria substituir.

No site oficial da pianista, o próximo concerto de Maria João Pires está agendado para 21 de Setembro no Palau de la Música Catalana, em Barcelona.

Notícia actualizada às 14h10 e às 15h00.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários