Só oito países têm ainda touradas?

A formulação que consta do projecto de lei sugere uma diminuição. Defensores dos touros dizem que a tauromaquia (sempre) só existiu naqueles países.

Foto
A deputada Cristina Rodrigues JOSÉ SENA GOULÃO

Na fundamentação da apresentação de um projecto de lei que propõe o fim das touradas, apresentado nesta segunda-feira na Assembleia da República pela deputada não inscrita Cristina Rodrigues (ex-PAN), é feita uma contabilidade dos países com práticas tauromáquicas.

A frase

“Apenas oito países têm ainda práticas tauromáquicas”

O contexto

No projecto de lei em que, além do fim das touradas, propõe a reconversão das praças de touros, a deputada refere que a tauromaquia é uma actividade que tem vindo a sofrer um grande declínio, existindo cada vez menos pessoas, em Portugal e no mundo, a concordar com a utilização de animais para fins de entretenimento. Entre outros argumentos, refere que a Lei de Protecção aos Animais consagra a proibição de todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes em, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal. Neste âmbito refere: “Apenas oito países têm ainda práticas tauromáquicas onde se incluem Portugal, Espanha, França, México, Colômbia, Peru, Venezuela, Equador e Costa Rica [sic]. ” O diploma acaba por enumerar nove países, ao incluir erradamente a Costa Rica.

Os factos

Os países, nos últimos 200 ou 300 anos, com cultura e tradição tauromáquica sempre foram oito, alega Hélder Milheiro, presidente da Pró Toiro, Federação Portuguesa de Tauromaquia. Esses oito países são: Portugal, Espanha e França, na Europa; Colômbia, México, Equador, Venezuela e Peru, na América Latina. “A deputada está a constatar um facto objectivo, mas não há diminuição”, explica. Segundo Hélder Milheiro, esta informação pode ser encontrada na Grande Enciclopédia Tauromáquica espanhola, de José Maria de Cossío.

Em resumo

A argumentação da deputada Cristina Rodrigues que consta do projecto de lei que submeteu ao Parlamento é verdadeira, ainda que parcialmente, uma vez que não se registou qualquer diminuição, como é sugerido. Sempre foram oito os países de tradição tauromáquica no mundo. Porém, o projecto tem um lapso ao fazer referência a um nono país (Costa Rica), que não devia constar da lista.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários