Rui Moreira volta a ganhar no Porto e arrasa PS e PSD

Na sondagem da Aximage, o candidato independente obtém 59% das intenções de voto. Tiago Barbosa Ribeiro (PS) e Vladimiro Feliz (PSD) conseguem 12% cada um.

Foto
Rui Moreira esmaga PS e PSD no Porto Nelson Garrido

Se as eleições autárquicas fossem em Agosto, Rui Moreira conquistaria a Câmara do Porto com 59% dos votos e com uma larga vantagem sobre os dois candidatos do PS e do PSD, mesmo que somadas as intenções de voto em Tiago Barbosa Ribeiro e em Vladimiro Feliz, revela a sondagem da Aximage para a TSF/DN/JN, publicada este domingo. 

De acordo com o inquérito, feito através de 820 entrevistas telefónicas a portuenses entre os dias 12 e 19 de Agosto, o independente Rui Moreira surge em primeiro lugar nas intenções de voto com 59% das intenções de voto, com o socialista Tiago Barbosa Ribeiro e o social-democrata Vladimiro Feliz a angariarem 12% das intenções de voto, cada um. 

Estes resultados traduzem uma derrota pesada tanto para o PS como para o PSD, já que a candidatura do actual presidente da Câmara Municipal do Porto consegue obter uma percentagem de intenções de voto cinco vezes acima da conseguida por cada um dos partidos com maior representação autárquica. Além disso, mostra que Moreira não sai afectado pelas questões de justiça (caso Selminho) que o levam a julgamento.

Estes valores representam um reforço da votação de há quatro anos, quando Rui Moreira venceu a corrida à liderança da autarquia com 44,5% dos votos. Mas representa sobretudo uma esmagadora derrota para o PS que, a concretizar-se a sondagem, desce dos 28,6% obtidos por Manuel Pizarro para muito menos de metade — os avanços e recuos em torno do candidato do PS, que acabou por escolher o deputado Tiago Barbosa Ribeiro, não terão ajudado. O PSD oscila pouco (de 10 para 12%).

Partidos sub-10%

Em quarto lugar no ranking das intenções de voto no estudo deste domingo surge Ilda Figueiredo, a candidata repetente da CDU, com 6%, seguida de Sérgio Aires, do Bloco de Esquerda, com 4%, Bebiana Cunha do PAN com 2% e António Fonseca, do Chega, com 1%. Também em relação a 2017 não há grandes oscilações a registar nos valores destes partidos: a CDU obteve 5,9% das preferências dos portuenses o Bloco 5,3% e o PAN 1,9%. O Chega ainda não existia há quatro anos.

Na sondagem, a Aximage apura também como as intenções de voto se traduzem em voto directo nas urnas. E a conclusão é a mesma, embora as percentagens sejam diferentes. Rui Moreira consegue 49%, Tiago Barbosa Ribeiro obtém 10% e Vladimiro Feliz fica pelos 10%. 

A Aximage revela ainda que 54% dos entrevistados considera que Rui Moreira é o melhor presidente para a Câmara Municipal do Porto e 23% acredita que é o mais honesto.

Rui Moreira concorre ao terceiro e último mandato possível, de acordo com a lei que limita a três o número de mandatos dos autarcas a um município. O independente chegou à segunda maior câmara do país em 2013. As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de Setembro.


 
Sugerir correcção
Ler 15 comentários