Alice Diop filma-nos para não sermos esquecidos

Num dos grandes filmes de 2021, a cineasta francesa traça um retrato afectuoso dos muitos mundos que coabitam alegremente nos subúrbios de Paris. Nous está a concurso no IndieLisboa.

Foto
John Phillips/Getty Images for BFI

É uma das linhas condutoras da competição internacional do IndieLisboa este ano — a vontade de mostrar as “vidas pequenas”, as “pequenas histórias” de que a História com H maiúsculo não reza. Mas esse é também o projecto de um dos melhores — senão o melhor — filme escalado para a competição do festival: Nous, de Alice Diop (Ideal, sábado 28 às 22h, e São Jorge, quinta 2 às 18h15), filme que a sua autora confessa ao Ipsilon ser “uma pequena provocação neste mundo em que vivemos onde toda a gente fala e ninguém se ouve”: um filme que “fala de um mundo onde as pessoas vivem ao lado umas das outras mas se ignoram, mas que estão ligadas por uma linha de comboio.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar