Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Terceiro disco do guineense Remna Schwarz, Gaabu celebra a ideia de dissidência a partir de uma epopeia africana do século XIII. Ou a música como afirmação da história de um povo.
O reputado central do Chelsea é uma das figuras maiores de uma selecção que perdeu Mané por lesão, antes do Mundial. Um francês de nascimento que acreditou no sonho africano.
A ilha de Gorée — cujo nome significa “dignidade” e que é Património Mundial da UNESCO — foi descoberta, em 1444, pelos portugueses, que deram início ao comércio de escravos.
Reserva de Bandia abriga antílopes, avestruzes, girafas, macacos, zebras, rinocerontes, búfalos e crocodilos. Lá perto, situa-se o rancho dos leões.
Sim, uma viagem ao Senegal dá-nos paisagens de tirar o fôlego, um certo tom de aventura, novas gentes e conhecimentos. Mas, acima de tudo, dá-nos uma experiência transformadora.
Alvo de campanha difamatória no seu país após o Goncourt, Mohamed Mbougar Sarr escreveu um livro sobre um escritor negro a viver em Paris e que encontrou na literatura o seu país real; talvez o único.
Em A Mais Secreta Memória dos Homens, Prémio Goncourt 2021, o escritor senegalês Mohamed Mbougar Sarr reflecte sobre o que há de político no gesto da escrita e no amor pela literatura.
Penálti antes do intervalo colocou selecção africana em vantagem, que perdeu por três minutos e recuperou a 20 do fim.
Senegal ainda tremeu, mas a sua qualidade superior prevaleceu sobre os qataris.