Covid prolongada e síndrome de fadiga crónica podem estar relacionadas

Proposta de cientistas norte-americanos nota as semelhanças em termos biológicos entre as duas doenças, que podem ter a ver com a forma como as células produzem energia e a inflamação.

Foto
Acompanhamento no Centro de Reabilitação do Norte de doentes de covid-19 de longa duração Manuel Roberto/PÚBLICO/Arquivo

Até cerca de 30% das pessoas que tiveram covid-19 continuam a queixar-se de sintomas da doença passado seis meses ou mais do diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus. Têm fraqueza, cefaleias, tonturas, palpitações, depressão e alterações do olfacto e do paladar. Há muitos médicos e cientistas empenhados em compreender porque é que isto acontece, e não há respostas definitivas. Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins (EUA) nota que a covid-19 aguda e a síndrome da fadiga crónica/encefalomielite miálgica (SFC/EM) partilham algumas anomalias biológicas, e que isso poderá contribuir para explicar essas doenças – e possivelmente, para encontrar tratamentos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar