Covid-19: centros vão encher-se no fim-de-semana para vacinar mais de 100 mil jovens com 16 e 17 anos

Segundo a task force responsável pelo processo, todos os centros de vacinação vão estar na sua capacidade máxima instalada durante esses dois dias, mas o objectivo é vacinar ainda mais pessoas.

Foto
Nelson Garrido

Os centros de vacinação vão encher-se no fim-de-semana, numa operação para vacinar em dois dias os jovens de 16 e 17 anos, com mais de 100 mil marcações feitas e a possibilidade de recorrer à “Casa Aberta”.

No total, há cerca de 102 mil jovens com marcação para a toma da primeira dose da vacina contra a covid-19 e vão todos fazê-lo entre sábado e domingo.

Segundo a task force responsável pelo processo, todos os centros de vacinação vão estar na sua capacidade máxima instalada durante esses dois dias, mas o objectivo é vacinar ainda mais pessoas.

Por isso, além dos 102 mil que realizaram o auto-agendamento no início do mês, e que representam cerca de metade da população desta faixa etária, vai estar também disponível a modalidade “Casa Aberta”.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde, e actualmente só está disponível para maiores de 18 anos.

No entanto, o fim-de-semana será dedicado à faixa etária dos 16 aos 17 anos e, por isso, a task force quer que mesmo aqueles sem marcação se vão vacinar.

À semelhança dos mais novos, estes jovens serão inoculados com a vacina da Pfizer, cujo intervalo entre doses, actualmente definido pela norma da DGS, é de 21 dias.

Assim, no fim-de-semana de 5 e 6 de Setembro voltam para receber a segunda dose, de forma a terem a vacinação completa antes do início do ano lectivo, que arranca entre 14 e 17 de Setembro.

Depois desta faixa etária, os dois fins-de-semana seguintes serão dedicados aos jovens entre os 12 e 15 anos, que deverão ter as duas doses até 19 de Setembro.

Na quarta-feira, o vice-almirante Gouveia de Melo, que coordena a task force responsável pelo processo de vacinação, apelou à adesão dos jovens nas datas previstas, mas não afastou outras estratégias.

“Se não conseguirmos vacinar os jovens nesses fins-de-semana de certeza que vamos encontrar outros dias para vacinar esses jovens, só que o processo organizado e dedicado é feito nesses dois fins de semana. O outro processo, eles integrarão naturalmente porque haverá abertura para isso porque só temos um objectivo, que é vacinar”, disse o responsável.

Portugal já tem 62% da população com vacinação completa contra a covid-19 e 71% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados.

O relatório mais recente de vacinação contra a covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

Sugerir correcção
Comentar