As “plantas do futuro” sempre estiveram aos nossos pés — e A Recoletora não nos deixa esquecê-las

Contribuem para a segurança alimentar e nutricional de uma grande parte da população mundial, mas por cá há quem não reconheça uma mão cheia de espécies das resistentes plantas bravias comestíveis. Um fotógrafo e uma designer juntaram-se a uma herbalista e partilham o que descobriram.

Às vezes, este é o cenário deixado para ser encontrado por recolectores urbanos do século XXI (em choque): um cobertor de frondosas ervas silvestres acabadas de cortar. Fernanda Botelho grita, a cesta vazia atirada para o chão. “Já não temos sopa de urtigas ao jantar”, exala, enquanto guarda como prova do crime” uma fita de uma roçadeira. Alexandre Delmar e Maria Ruivo socorrem-se um no outro, um olhar de surpresa que lhes desprende o queixo e os prega ao chão. “Vocês não estão a perceber”, balbucia primeiro a designer gráfica tornada forrageadora. “Isto era lindo.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários