O que se segue no combate à covid? Alívio gradual, mais do que um “Dia da Liberdade”

Esta é uma semana-chave. Os peritos que aconselham o Governo juntam-se em mais uma reunião no Infarmed, dois meses depois da última. E o Governo decidirá mudanças. Raquel Duarte, uma das especialistas, diz que o avanço da vacinação e o baixo impacto dos novos casos nos internamentos e na mortalidade colocam Portugal em posição de aliviar restrições. As máscaras poderão deixar de ser necessárias em alguns contextos.

Foto
LUSA/HUGO DELGADO

Portugal caminha para uma altura de alívio de restrições, algo que já é dado como seguro pelo Governo e por especialistas, com o aligeiramento nas regras de utilização de máscara, por exemplo, e a abertura de actividades culturais, económicas, desportivas com o devido controlo. O que ainda não é certo é como se processará este alívio: por fases, como tem acontecido até agora, ou seguindo o exemplo do Reino Unido que teve, na passada segunda-feira, o seu “dia da liberdade” e pôs fim a quase todas as restrições relacionadas com a pandemia. Uma das peritas que estarão presentes sugere “cautela”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários