Fenprof anuncia protesto nacional para 5 de Outubro

Esta será uma entre diversas acções que a Fenprof vai promover a partir do mês de Setembro, além de reuniões em todas as escolas do país, para acompanhar o plano de recuperação das aprendizagens.

Foto
Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof LUSA/PAULO NOVAIS

O secretário-geral da Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou nesta quinta-feira a convocação de uma manifestação nacional no dia 5 de Outubro, em Lisboa, na data em que se assinala o Dia Mundial do Professor.

A realização do habitual protesto naquele dia foi anunciada por Mário Nogueira numa conferência de imprensa na sede da Fenprof, em Lisboa, em que a estrutura fez o balanço do último ano lectivo. “5 de Outubro, Dia Mundial do Professor, menos de um mês depois de as aulas começarem e a 10 dias de a proposta de Orçamento do Estado do Governo ser apresentada na Assembleia da República, a Fenprof promoverá a mobilização para que esse seja um dia de grande afirmação dos professores na rua, em defesa da sua profissão e da educação”, disse o dirigente sindical.

Questionado se esta “mobilização” se trataria de uma manifestação nacional em Lisboa, Mário Nogueira confirmou que sim. “Depois também teremos de ver se a situação epidemiológica o permite, mas eventualmente até os professores irão assinalar o 5 de Outubro na (Avenida) 24 de Julho”, onde se localiza o Ministério da Educação, acrescentou.

Esta será uma entre diversas acções que a Fenprof vai promover a partir do mês de Setembro, além de reuniões em todas as escolas do país, para acompanhar o plano de recuperação das aprendizagens.

O objectivo, explicou Mário Nogueira, é conhecer as propostas das escolas nesse âmbito, o que foi permitido desenvolver pela tutela e as alterações em relação ao ano letivo anterior.

Na mesma altura, os representantes de professores vão também organizar debates sobre variados temas, incluindo ambiente, digital e o processo de municipalização do ensino público.

Sugerir correcção
Comentar