25 concelhos com risco máximo de incêndios

Aviso de maior risco incide sobre distritos do interior do país Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco

Foto
Toshiyuki Aizawa

Dia quente. Vinte e cinco concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco apresentam esta terça-feira risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, em risco muito elevado estão mais de 70 municípios do interior Norte e Centro e do Algarve. Em risco elevado estão outros 50 dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

Recorde-se que o risco de incêndio tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O período crítico de incêndios dura até final de Setembro. Até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais. É também proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

Para esta terça-feira, o IPMA prevê vento por vezes forte nas terras altas e na faixa costeira ocidental a sul do Cabo da Roca, nebulosidade matinal, em especial no litoral oeste e chuviscos em alguns locais das regiões do litoral a norte do Cabo Carvoeiro até ao final da manhã. As temperaturas máximas vão variar hoje entre os 21º (Viana do Castelo) e os 34º (Bragança e Castelo Branco). As mínimas vão oscilar entre os 13º (Portalegre) e os 18º (Bragança).

É menos do que no fim-de-semana passado, quando 60 concelhos estavam sob aviso amarelo.

Sugerir correcção
Comentar