Quando voltarão os portugueses à “vida normal”? Talvez em Setembro ou já em Agosto

A curva de contágios, doença e óbitos provocados pela covid-19 vai continuar a subir, antes de começar a descer, já no início de Agosto. A ordem devia ser então para o regresso a uma vida o mais normal possível, segundo os especialistas, para os quais muitas das actuais restrições já não fazem sentido

Foto
Paulo Pimenta

Nem testes à entrada de restaurantes, nem recolher obrigatório. Em Setembro, ou até mesmo ainda em Agosto, os portugueses estarão com uma vida muito mais próxima do “normal”. De acordo com as previsões dos especialistas, a curva dos contágios, dos internamentos e dos óbitos vai começar a descer já no início do próximo mês, tornando despiciendas muitas das restrições em vigor. A seguir, porém, o eventual surgimento de novas variantes e as respectivas incógnitas quanto à manutenção da eficácia das vacinas “tornarão o controlo das fronteiras absolutamente crucial” durante o próximo Outono/Inverno, segundo Henrique Oliveira, matemático e professor do Instituto Superior Técnico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 18 comentários