PSP apreende 32 mil doses de drogas em menos de um mês

Das 920 operações resultaram mais de 300 detenções.

Foto
Nicolau Botequilha

Entre 16 de Junho a 8 de Julho, a PSP fez 330 detenções e apreendeu 32 mil doses de estupefacientes. Os dados foram revelados pela PSP a 16 de Julho, num comunicado destinado a fazer o balanço de uma operação de final de ano lectivo feita no âmbito do programa Escola Segura.

Questionada pelo PÚBLICO, fonte desta força de segurança chegou a explicar já no início desta semana, após a divulgação do comunicado, que teria havido um erro na sistematização dos dados, o que levara a que às ocorrências enquadradas pelo Escola Segura referidas no mesmo se somassem outras infracções relativas a acções de fiscalização e patrulhamento de outro tipo. Face a esta informação, que o PÚBLICO chegou a noticiar, corrigindo a notícia original que tinha sido feita com base no comunicado oficial da PSP, a direcção nacional da força de segurança ordenou que fosse feita na quinta-feira, dia 22, uma sindicância aos números do balanço do final do ano lectivo do Escola Segura. Para concluir que não tinha havido nenhum erro de sistematização, pelo que os dados do comunicado de sexta-feira estavam mesmo correctos. Esta informação foi prestada ao PÚBLICO pelo gabinete de comunicação da PSP.

O comunicado de 16 de Julho faz o balanço de 920 operações de fiscalização que revelam números como estes: 330 detenções, das quais 87 por falta de habilitação legal para conduzir, 54 por condução em estado de embriaguez, 30 por tráfico de estupefaciente, oito por posse de arma ilegal, 12 por furto e uma por roubo. Além disso, foram apreendidas 19 armas (oito de fogo e 11 brancas) e cerca de 32 mil doses de estupefacientes (destacando-se haxixe).

O porta-voz do Gabinete de Imprensa e Relações Públicas, Nuno Carocha, explicou na própria sexta-feira, dia 16, que “a operação da Escola Segura abarca todas as artérias que vão desaguar nas escolas”, não se limitando apenas à zona de entrada e saída de alunos e docentes. No entanto, o agente admitiu que se tratavam de “números avultados” para uma operação com a duração de menos de um mês (decorreu entre 16 de Junho e 8 de Julho).

Nesta operação, relatou ainda a PSP no comunicado, foram também fiscalizadas mais de 20 mil viaturas, tendo-se registado cerca de 4500 infracções, das quais se destacam: estacionamento indevido nas imediações dos estabelecimentos de ensino (1378), falta de inspecção periódica obrigatória (642) e uso indevido do telemóvel durante a condução (190).

Neste período, segundo o comunicado, foram ainda realizadas 823 acções de sensibilização na comunidade escolar, que contaram com mais de 14 mil participantes. As acções tiveram como temas principais a autoprotecção, bullying e ciberbullying e prevenção e segurança rodoviária.

Notícia corrigida a 23/07/2021 às 13h47, após uma sindicância ordenada pela PSP ao balanço do Escola Segura.

Sugerir correcção
Comentar