Todd Haynes “vê” a música onírica dos Velvet Underground

O que sentimos e o que vemos quando ouvimos a banda de Lou Reed? O cineasta responde com um filme hipnótico, janelas abertas ao espírito de um tempo. Foi exibido em Cannes fora de competição.

Foto
Mais de 600 horas de material de arquivo e memorabilia cedida por fãs estiveram na base deste documentário sobre os Velvet Underground DR

No final dos anos 50, os franceses tiveram a Nouvelle Vague e os nova-iorquinos tiveram os cinemas da Rua 42. “Não éramos a contracultura, éramos a cultura”. Jonas Mekas (1922-2019), poeta, artista, fundador da revista Film Culture e do gigantesco repositório que é o Anthology Film Archives, dixit. Era o cinema ao nível das outras artes. E eram as outras artes: a poesia, a instalação, a performance, a música. Uma interacção fluida, líquida: Delmore Schwartz, e a sua poesia do quotidiano, Ginsberg, Bukowski, Hubert Selby Jr., Jack Smith, Andy Warhol, La Monte Young…

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar