Para “cumprir a promessa” a Natasha Semmynova, o Porto Drag Festival ocupa o Teatro Sá da Bandeira

Depois de ter sido adiado devido à pandemia, o Porto Drag Festival terá lugar no Teatro Sá da Bandeira a 4 de Julho. Servirá de homenagem a Vítor Fernandes, também conhecido como Natasha Semmynova enquanto drag queen, que faleceu recentemente de cancro no pulmão.

Foto
Paulo Pimenta Natasha Semmynova, no Porto Drag Fest, em Fevereiro de 2020.

Desde 2016 que o Porto Drag Festival toma o café Lusitano como palco. Depois de uma paragem devido à pandemia de covid-19, o evento dedicado à arte do transformismo regressa a 4 de Julho, desta vez ao Teatro Sá da Bandeira, e presta um tributo ao seu director artístico, o performer Vítor Fernandes, mais conhecido por Natasha Semmynova, que morreu a 15 de Junho de cancro do pulmão.

A ideia sempre foi “passar para uma sala maior”, até porque o festival “cada vez ia tendo mais gente”, explica ao P3 Mário Carvalho, proprietário do Lusitano e criador do conceito. No entanto, esta mudança de local à 11.ª edição tem também outro significado: “Ela [Natasha Semmynova] soube que tinha um cancro em Janeiro e a promessa que lhe tinha feito era exactamente a passagem para uma sala maior. Portanto, vou cumprir a promessa que fiz, embora, lamentavelmente, ela não esteja presente”, refere Mário Carvalho, emocionado com a ausência da drag queen.

Foto

E o que está planeado? “Com certeza que vai haver uma introdução no sentido de homenagem, no início; depois queremos que seja uma festa porque era o que a Natasha também gostava, que fosse alegre”, explica. Para isso, o programa da noite conta com artistas como Agatha Top, Big Mama, Dyanne Star, Elektra Asford, Jessica Top, Kara Kills, Kim Foz, Lilly Prozac, Morgana, Ricardo Madonna, Wanda Morelly e Yra Top.

O público pode ainda esperar algumas surpresas relativamente a edições anteriores. “Vai preparar-se um espectáculo para um palco maior e que, em termos de produção, vai ter outras coisas pensadas para preencher um espaço que é tão grande”, remata Mário Carvalho.

Às 21h de domingo, 4 de Julho, o Porto Drag Festival toma de assalto o Teatro Sá da Bandeira. Os bilhetes já podem ser adquiridos nas bilheteiras físicas ou virtuais e os preços variam entre os 7,50 e 12,50 euros.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Sugerir correcção
Ler 1 comentários