Buscas por duas pessoas desaparecidas em São Miguel suspensas

Duas mulheres continuam desaparecidas. As autoridades encontraram “objectos pessoais” numa praia junto à ribeira onde terá caído uma viatura arrastada sexta-feira pela chuva intensa em São Miguel, nos Açores.

Foto
A viatura onde seguiam as duas mulheres foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira Rui Soares

As buscas pelas duas ocupantes de uma viatura que foi sexta-feira arrastada pela chuva intensa no concelho da Povoação, em São Miguel, nos Açores, foram suspensas esta tarde (16h hora local) e “serão retomadas no domingo de manhã”, informou a Protecção Civil.

Em causa está o “agravamento do estado do tempo e do mar”, explicou uma fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores à agência Lusa.

As autoridades encontraram esta manhã “objectos pessoais” numa “praia junto à ribeira” onde terá caído a viatura. A informação foi avançada este sábado à agência Lusa por uma fonte do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, indicando que o material “foi encontrado” às 10h29 locais (11h29 em Lisboa).

A chuva forte que se regista desde sexta-feira provocou o arrastamento da viatura da Santa Casa da Misericórdia da Povoação, onde seguiam as duas funcionárias, que estariam a fazer apoio domiciliário, e que continuam desaparecidas.

As buscas pelas duas mulheres foram retomadas esta manhã envolvendo uma corveta da Marinha, as cinco corporações dos bombeiros de São Miguel, o serviço municipal de protecção civil da Povoação, capitania do porto de Ponta Delgada, Polícia Marítima, Associação de Nadadores Salvadores da Costa Norte e PSP, segundo a Protecção Civil dos Açores. No local, e segundo a Protecção Civil açoriana, “estão 75 elementos”.

A mesma fonte da Protecção Civil açoriana adiantou à Lusa que “as buscas na zona da ribeira foram suspensas às 11h20” locais de hoje (12h20 em Lisboa), devido “às condições meteorológicas adversas” no local.

Posteriormente, “foram canceladas para já as buscas na costa, devido a pequenas derrocadas no local” e “mediante uma melhoria do estado do tempo” as autoridades vão fazer uma “reavaliação para saber quando prosseguem”.

A viatura onde seguiam as duas mulheres foi localizada na sexta-feira no fundo de uma ribeira, presa e capotada junto à Povoação, mas não foram avistadas pessoas.

Segundo a delegação dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) “a depressão, com uma superfície frontal oclusa associada, continua a condicionar o estado do tempo em todo o arquipélago” com a ocorrência de precipitação forte que poderá ser acompanhada de trovoada.

Sugerir correcção
Comentar