Escritora Ana Luísa Amaral nomeada para prémio da feira do livro de Guadalajara

Depois do prémio Reina Sofia, que lhe foi atribuído em Maio, a autora de Minha Senhora de Quê pode acabar o ano a ganhar outro importante prémio literário do espaço ibero-americano.

Foto
FERNANDO VELUDO/NFACTOS/ARQUIVO

A escritora portuguesa Ana Luísa Amaral está nomeada para o prémio literário em línguas românicas da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, revelou a Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB). Uma nomeação conjunta da DGLAB e da delegação portuguesa da Organização de Estados Ibero-Americanos, que sublinham “o contributo inquestionável” da escritora “para o património cultural do espaço ibero-americano”.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara, considerada a mais importante feira literária do mundo hispânico, atribui desde 1991 um prémio literário em línguas românicas, tendo já reconhecido 30 autores. Na sua anterior edição, em 2020, o prémio foi atribuído a Lídia Jorge.

Nascida em Lisboa, em Abril de 1956, e há muito radicada em Leça da Palmeira, Ana Luísa Amaral foi professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é autora de uma extensa obra poética recentemente consagrada com o prestigiado prémio Reina Sofia. É também ensaísta, ficcionista, dramaturga e tradutora de poetas como Shakespeare, Emily Dickinson ou Louise Glück.

A sua obra encontra-se traduzida e publicada em várias línguas e países, tendo obtido numerosas distinções. Em Portugal ganhou, entre outros, o prémio Correntes d'Escritas, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, o prémio António Gedeão, o prémio PEN de Ficção, o prémio de Ensaio da Associação Portuguesa de Críticos Literários, e, mais recentemente, o prémio Vergílio Ferreira e o prémio Francisco Sá de Miranda e . Em Itália, foram-lhe atribuídos o prémio literário Giuseppe Acerbi e o Premio Internazionale Fondazione Roma – Ritratti di Poesia. Em Espanha, onde já havia recebido os prémios Leteo e de Melhor Livro do Ano, atribuído pelos livreiros de Madrid à edição espanhola de What's In a Name,​ conquistou em Maio passado, pelo conjunto da obra, o prestigiado prémio Reina Sofia de Poesia Ibero-americana

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara decorrerá em Novembro, no México.

Sugerir correcção
Comentar