O Brasil tem uma taxa de infecção muito inferior à portuguesa em função da população?

José Miguel Júdice comparou na SICN os números de covid-19 de Portugal e do Brasil

Foto
Reuters/UESLEI MARCELINO

A frase

“O Brasil tem uma taxa de infecção muito inferior à portuguesa em função da população”

José Miguel Júdice

O Contexto

No comentário semanal na SIC Notícias, o advogado José Miguel Júdice analisava as medidas tomadas pelo Governo português no combate à pandemia, criticando algumas opções, nomeadamente, a manutenção da matriz de risco. Júdice falou do caso do Brasil para sustentar que se critica o Governo brasileiro mas que se deve olhar também para a situação entre fronteiras.

Os Factos

Segundo os números actualizados do site Our World in Data, em termos de casos novos diários de covid-19 por um milhão de habitantes, o Brasil regista, à data de dia 22 de Junho, 350 casos enquanto Portugal regista 109.

Se olharmos para os casos cumulativos por um milhão de habitantes, Brasil apresenta números praticamente iguais aos de Portugal: 84,939 contra 85,010.

O Our World in Data tem ainda dados sobre a tendência semanal de aumento ou diminuição de casos. Neste quadro, o Brasil surge com um aumento semanal de 5,1% e Portugal com um aumento de casos na ordem de 43,7%. O Reino Unido, por exemplo, aumentou 35%.

Em resumo

Há vários dados e várias maneiras de olhar para os números, tal como o site Our World in Data, evidencia. Mas quando se fala em taxa de infecção, tal como José Miguel Júdice invocou, está-se a remeter para os novos casos registados. Ora, nesse sentido, o Brasil regista um número por um milhão de habitantes muito superior ao de Portugal (350) e não uma taxa de infecção “muito inferior” à portuguesa. Assim sendo, a frase de José Miguel Júdice é falsa.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários