Feira do Livro do Porto com 124 pavilhões em ano de homenagem a mais um escritor da cidade

Autarquia anunciou hoje que serão 78 as entidades participantes nesta edição que evoca, já se sabia, Júlio Dinis. Feira do Livro de Lisboa realiza-se na mesma altura.

Foto
A Feira do Livro do Porto realiza-se nos jardins do Palácio de Cristal Nelson Garrido

A Feira do Livro do Porto, que regressa aos Jardins do Palácio de Cristal entre 27 de Agosto e 12 de Setembro, homenageia o escritor Júlio Dinis e conta nesta edição com 78 entidades participantes, distribuídas por 124 pavilhões.

De acordo com informação hoje disponibilizada pela Câmara do Porto na sua página na Internet, para a edição deste ano apresentaram candidatura 82 entidades, das quais foram aprovadas 78 entre distribuidoras, editoras, livrarias, alfarrabistas e estruturas institucionais que vão ocupar 124 pavilhões, aos quais se junta mais um, que será para uso da autarquia.

Novamente sob coordenação do director artístico do Museu da Cidade, Nuno Faria, esta edição da Feira do Livro do Porto evoca o escritor portuense Júlio Dinis (1839-1871), precisamente no ano em que se assinalam os 150 anos da morte do autor de Uma Família Inglesa e de Os Fidalgos da Casa Mourisca

Marcado para os seis fins-de-semana que antecedem a Feira do Livro, realiza-se pela primeira vez o ciclo de programação cultural Warm Up, que “vai percorrer diversas sonoridades, do jazz aos blues, passando pelas músicas do mundo, a spoken word e a música de dança, com muitos concertos marcados com músicos emergentes”, garante a câmara.

No primeiro fim-de-semana deste “aquecimento”, nos dias 16, 17 e 18 de Julho, entre os espaços da Casa do Roseiral, da Concha Acústica e do Lago dos Cavalinhos, no Palácio de Cristal, o destaque da organização vai para o concerto de apresentação do novo álbum de Rui Reininho, 20.000 Éguas Submarinas.

A 92.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, anunciada em Abril pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, coincide com a do Porto, ao decorrer de 26 de Agosto a 12 de Setembro de 2021.

Sugerir correcção
Comentar