Ione Belarra eleita nova secretária-geral do Unidas Podemos

Ministra dos Direitos Sociais sucede a Pablo Iglesias, que abandonou a política no início de Maio.

Foto
Ione Belarra sucede a Pablo Iglesias na liderança do Unidas Podemos FERNANDO ALVARADO/EPA

A ministra dos Direitos Sociais de Espanha, Ione Belarra, foi eleita a nova secretária-geral do Unidas Podemos, substituindo Pablo Iglesias, com 85,61% dos votos nas primárias do partido.

Das cerca de 139 mil pessoas inscritas no Unidas Podemos com direito a voto na IV Assembleia Cidadã, realizada na cidade de Alcorcón, arredores de Madrid, 53.443 participaram da votação e, delas, 45.753 elegeram Belarra.

Dois outros candidatos ao cargo deixado vago por Pablo Iglésias concorreram contra Belarra: o activista crítico Fernando Barredo, com a candidatura “Nuevo Impulso”, que obteve 3.106 votos, e o vereador da Câmara Municipal de San Lorenzo de El Escorial (Madrid), Esteban Tettamanti, de “Podemos Horizontal”, com 2.730 votos.

Juntamente com Belarra, também foram escolhidas 97 pessoas da sua lista para formar o Conselho Cidadão do Estado, no qual continuam líderes da anterior direcção, como Irene Montero, Pablo Echenique, Isa Serra, Rafael Mayoral ou Juanma del Olmo.

As primeiras palavras de Ione Belarra como o novo secretário-geral do Unidas Podemos foram em reconhecimento a Pablo Iglesias. “Obrigado Pablo Iglesias, obrigado, por nos ensinar que um militante deve estar onde é mais útil”, disse.

Pablo Iglesias anunciou, a 4 de Maio último, a retirada da política, depois do mau resultado que o Unidas Podemos obteve nas eleições para a Comunidade de Madrid, em que a direita foi a grande vencedora.

"Deixo todos os meus cargos, saio da política, política institucional”, anunciou Pablo Iglesias a um grupo de activistas do seu partido, depois de se saber o resultado das eleições regionais de Madrid. “Vou continuar comprometido com o meu país, mas não serei um obstáculo para a renovação da liderança”, disse na altura, acompanhado por outros membros do Unidos Podemos, incluindo Ione Belarra, agora confirmada como sucessora.

 

Sugerir correcção
Comentar