A taxa de positividade nos testes à covid-19 duplicou em Portugal?

O Reino Unido anunciou a retirada de Portugal da lista verde de países, obrigando assim os seus cidadãos a fazerem uma quarentena de dez dias e realizar dois testes à covid-19, ao segundo e oitavo dias após a chegada.

Foto
LUSA/FACUNDO ARRIZABALAGA / POOL

 A Frase

“A taxa de positividade [em Portugal] quase duplicou desde a última revisão” Ministro dos Transportes britânico, Grant Schapps

O contexto

O Reino Unido anunciou a retirada de Portugal da lista verde de países, obrigando assim os seus cidadãos a fazerem uma quarentena de dez dias e realizar dois testes à covid-19, ao segundo e oitavo dias após a chegada. Entre as justificações dadas pelo Governo britânico para a tomada de decisão estão o aumento da taxa de incidência a 14 dias por 100 mil habitantes nas últimas semanas e uma taxa de positividade que “quase duplicou” desde a última revisão, nas palavras do ministro dos Transportes do Reino Unido.

Os factos

Segundo o relatório de 28 de Maio do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Direcção-Geral da Saúde, que contém os dados mais recentes que o Governo britânico teria para usar, Portugal evidenciava uma taxa de positividade de 1,3%, bem abaixo do valor de referência de 4% usado a nível nacional e internacional. E bastante próximo do registado no início do mês passado, quando Portugal entrou na lista verde do Reino Unido. O relatório das linhas vermelhas de 7 de Maio dava conta nessa altura de uma taxa de positividade de 1% (valor idêntico ao reportado no documento de 30 de Abril). O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) também tem dados actualizados do dia 3 deste mês (quinta-feira), segundo os quais Portugal tem uma taxa de positividade de 1,16 (a taxa combinada é de 1,2).

Em resumo

A declaração do ministro dos Transportes britânico é falsa pois não tem qualquer correspondência com a realidade. Como se verifica pelos números oficiais divulgados, não houve uma quase duplicação da taxa de positividade dos testes covid em Portugal. 

Sugerir correcção
Comentar