Greve na CP arranca à meia-noite de quinta-feira e são previstas perturbações já esta quarta-feira

A greve abrange o período entre as 00h e as 24h de dia 27 de Maio, mas o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período, informa a CP.

Foto
LUSA/MIGUEL PEREIRA DA SILVA

A greve de 24 horas dos trabalhadores da CP – Comboios de Portugal arranca às 00h de quinta-feira, sendo esperadas perturbações já ao final desta quarta-feira e também durante as primeiras horas de sexta-feira, segundo a empresa.

Em comunicado, a CP avisa que “a greve abrange o período entre as 00h e as 24h de dia 27 de Maio, mas o impacto na circulação poderá estender-se para além desse período, nomeadamente ao final do dia 26 de Maio e às primeiras horas da manhã de dia 28 de Maio”.

A greve foi convocada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário (SNTSF), da CGTP, não tendo sido decretados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

Aos clientes que já tenham bilhetes adquiridos para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Inter-regional e Regional, a CP permitirá o reembolso, no valor total do bilhete adquirido, ou a sua revalidação, sem custos, acrescenta.

A CP diz ainda que lamenta os incómodos causados aos seus clientes, recomendando a obtenção de informação sobre o estado da circulação de comboios, através do contacto com os canais de informação da empresa.

O pré-aviso de greve emitido pelo SNTSF abrange todos os trabalhadores da CP e da IP.

Está ainda marcada uma concentração para a manhã de quinta-feira, em frente ao Ministério das Infra-estruturas, em Lisboa, em protesto contra “11 anos sem aumento”.

Os trabalhadores do sector ferroviário e das infra-estruturas ferroviárias e rodoviárias reivindicam aumentos salariais para todos, a redução do horário de trabalho para as 35 horas, o trabalho com direitos, o respeito pela contratação colectiva, a redução da idade de reforma e a melhoria do serviço público prestado.

Esta semana, o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários suspendeu a greve parcial convocada para começar na terça-feira depois do Governo se ter comprometido a voltar à mesa das negociações.

Sugerir correcção
Comentar