Tindersticks celebram 30 anos em 2022 nos coliseus de Lisboa e Porto

Digressão com que a banda britânica vai celebrar os 30 anos de carreira vai fazê-la regressar a Portugal nos dias 13 e 14 de Maio.

Foto
Stuart Staples é o vocalista da banda britânica Fernando Veludo/NFACTOS

Os britânicos Tindersticks vão actuar nos coliseus de Lisboa e do Porto em Maio de 2022, quando celebrarem trinta anos de carreira, foi anunciado esta terça-feira. De acordo com a promotora, a 13 de Maio apresentar-se-ão no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no dia seguinte no Coliseu do Porto, acompanhados por uma orquestra e convidados, ainda não revelados.

Na sua página oficial, a banda explica que cada concerto será dividido em duas partes: a primeira, apenas dos Tindersticks; a segunda, com a participação de músicos convidados, acompanhados por ensembles de cordas locais.

Londres, Paris, Viena, Bruxelas, Copenhaga e Estocolmo são outras cidades convocadas para esta digressão de celebração.

Os Tindersticks têm uma longa relação com o público português, desde os primeiros tempos, em vários contextos e salas, como actuações em festivais, queimas de fitas, minidigressões pelo país em nome próprio, com passagem pelas duas salas às quais regressarão em 2022.

Para lá dos Tindersticks, Stuart Staples colaborou, por exemplo, com Rodrigo Leão no álbum A Mãe, de 2009.

O alinhamento da digressão dos Tindersticks deverá atravessar toda a discografia pop rock teatral e melancólica dos Tindersticks, desde a estreia, com um álbum homónimo em 1993, até Distractions, editado em Fevereiro passado. Actualmente, os Tindersticks são Stuart Staples (vocalista), David Boulter (teclista), Neil Fraser (guitarrista), Dan McKinna (baixista) e Earl Harvin Jr (baterista).