Charles Leclerc arranca primeira pole no Mónaco

Piloto monegasco bateu no último minuto, forçando o final da qualificação que colocou a Ferrari pela primeira vez no primeiro lugar da grelha desde 2017, com Kimi Räikkönen. Lewis Hamilton sairá do sétimo lugar da grelha.

Foto
Reuters/GONZALO FUENTES

Charles Leclerc conquistou este sábado a oitava pole position da carreira (1m10,346s), a primeira no Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, e a primeira da Ferrari desde 2017, com o piloto monegasco terminar a qualificação no muro e a precipitar um final inglório para um discreto Lewis Hamilton, quando o campeão das poles se preparava para tentar a melhor volta, acabando irremediavelmente no sétimo lugar da grelha de partida.

Com a Ferrari a prometer emoções fortes desde os treinos livres, proporcionadas tanto por Carlos Sainz, em busca da primeira pole da carreira, quanto por Leclerc, que nunca tinha garantido o primeiro lugar da grelha em “casa”, a qualificação não desiludiu.

O monegasco poderá, no entanto, enfrentar problemas na corrida, já que o choque na zona das piscinas poderá ter afectado a caixa de velocidades, preocupação partilhada pelo próprio piloto no final.

Incapaz de disfarçar a felicidade pelo desfecho da qualificação estava Max Verstappen (Red Bull), que partirá da primeira linha (1m10,576s), ao lado de Leclerc. Em cinco participações no GP do Mónaco, o holandês soma 24 pontos e apenas uma volta mais rápida. Registo modesto que poderá alterar este domingo. Mas, mesmo sem querer menosprezar os Ferrari, Verstappen ficou feliz essencialmente por ver Hamilton sair atrás de Bottas, Sainz, Norris e Gasly.

A Williams completa no Mónaco 750 Grandes Prémios, mas depois da batida de Nicholas Latifi também George Russell não conseguiu estrear-se na Q3. Mick Schumacher (Haas) “destruiu” o monolugar na sessão matinal e já não participou na qualificação. 

Sugerir correcção
Comentar