Más notícias: há outro vírus que está a preocupar os cientistas

Em Dezembro de 2020 terão ocorrido os primeiros casos de humanos infectados pelo vírus da gripe aviária (H5N8). Milhões de aves estão a ser abatidas em todo o mundo e o vírus considerado “altamente patogénico” continua a disseminar-se.

Foto
REUTERS/Ina Fassbender

“Vírus emergentes da gripe aviária H5N8 – A propagação global do vírus H5N8 da gripe aviária é uma preocupação de saúde pública” é o título do artigo publicado esta sexta-feira na revista Science. Os surtos deste vírus em muitos países na Europa Ásia e África têm sido reportados há vários meses e já levaram ao abate de milhões de aves. Em Fevereiro deste ano foi divulgado que sete trabalhadores de um aviário na Rússia que terão estado em contacto com o vírus em Dezembro de 2020 testaram positivo para o H5N8. No mesmo mês de Fevereiro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) avaliou a situação e concluiu que o risco de transmissão entre humanos era baixo. Porém, há cientistas que consideram que se trata de um problema grave e que tem sido ignorado porque a actual pandemia desviou todas as atenções para a covid-19.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 7 comentários