Peter Sagan sprinta para a vitória na 10.ª etapa do Giro

Ciclista eslovaco foi o mais rápido na chegada a Foligno.

Foto
Reuters/JENNIFER LORENZINI

Tal como em 2020, Peter Sagan (BORA-hansgrohe) venceu esta segunda-feira ao sprint a décima etapa da Volta a Itália em bicicleta, percorrendo os 139 quilómetros entre L’ Aquila e Foligno em 3h10m56s, que lhe rendeu a liderança da camisola ciclamino, com 108 pontos, mais 17 que Fernando Gaviria, que há um ano abandonou por causa da covid-19.

O ciclista eslovaco, três vezes campeão do mundo, bateu o colombiano Fernando Gaviria (UAE) e o italiano Davide Cimolai (Israel Start-up Nation), aproveitando da melhor forma a dispersão de sprinters numa chegada atribulada para o alemão Max Kanter (DSM), que sofreu uma queda no último quilómetro. 

O colombiano Egan Bernal (INEOS) mantém a liderança da classificação geral, apesar de ter cedido um segundo (na luta das bonificações em Campello Sul Clitunno, a menos de 18 quilómetros do final) para o belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), que segue a 14 segundos do camisola rosa, à frente de Aleksandr Vlasov (Astana), a 22 segundos de Bernal.

No que diz respeito aos ciclistas portugueses, João Almeida maném o 23.º posto da geral, a 4m56s, enquanto Rúben Guerreiro (Education First) continua em 25.º, a 7m19s.

Ambos perderam um segundo para o líder, com a particularidade de Almeida ter sido quarto, atrás de Evenepoel (2.º) e Bernal (3.º) na meta-volante.

O Giro regressa na quarta-feira, com a 11.ª etapa, de 162 quilómetros, entre Perugia e Montalcino, sem grande exigência em matéria de subidas, com duas contagens de terceira categoria.

Sugerir correcção
Comentar