Primeira despromoção confirmada: Nacional está de regresso à II Liga

Madeirenses estavam obrigados a vencer o Famalicão, mas perderam por 3-0 no Minho. Última ronda vai decidir quem acompanha os madeirenses entre Farense, Rio Ave, Boavista e Portimonense

Foto
LUSA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

O Nacional da Madeira é a primeira equipa a ver confirmada a descida de divisão na Liga 2020-21. Na penúltima jornada da prova, a visita a Famalicão terminou com uma derrota por 3-0 que oficializou a despromoção, a segunda nas três últimas épocas.

Na última posição da tabela há longas jornadas, o Nacional precisava de um autêntico milagre para sobreviver no principal escalão do futebol português. Teria de vencer em casa do Famalicão e também na última ronda, e depois ficar à espera de uma conjugação favorável de resultados para ainda disputar o play-off.

No Minho, o Famalicão inaugurou o marcador por Ivo Rodrigues perto do final do primeiro tempo e, depois de uma ténue reacção a meio do segundo tempo, os anfitriões sentenciaram a partida com dois golos: Iván Jaime (77') e Carlos Valenzuela (81').

Com 57 golos sofridos e apenas 25 pontos somados em 33 jogos, o Nacional regressa, assim, à II Liga, escalão no qual competiu também em 2017-18. De resto, nos último quatro anos os madeirenses passam a contabilizar duas presenças em cada um dos escalões profissionais.

No dia 22 de Março, a direcção do Nacional entendeu proceder a uma troca da equipa técnica, abdicando de Luís Freire para apostar em Manuel Machado, mas neste regresso ao Funchal o experiente técnico não conseguiu evitar a descida de divisão, depois de um arranque com duas derrotas pesadas.

Quem acompanha?

Na última jornada do campeonato, a disputar na próxima quarta-feira, Farense, Rio Ave, Boavista e Portimonense (o Marítimo garantiu a manutenção esta ronda) decidem quem irá acompanhar os madeirenses na descida directa ao segundo escalão e quem irá disputar o play-off com o terceiro colocado da II Liga.

Os algarvios, penúltimos classificados, mantiveram a esperança após o triunfo frente ao Tondela (1-0), neste sábado. Mas, com os mesmos pontos dos vilacondenses, vão aos Açores defrontar o Santa Clara e parecem ter a missão mais complicada, já que não dependem de si próprios.

Ligeiramente mais desafogado ficou o Boavista, após a vitória frente ao Portimonense (1-0) nesta ronda. O conjunto portuense encerra as contas do campeonato em casa do Gil Vicente e, com mais dois pontos do que os seus adversários na luta pela manutenção, têm nas mãos a manutenção na principal prova nacional.

A confirmação da descida do Nacional, deixou também melhores perspectivas ao Rio Ave, após a derrota caseira com o FC Porto (0-3) nesta ronda. É que os nortenhos – que na época passada lutaram por um lugar nas competições europeias - vão jogar precisamente em casa dos madeirenses que já nada têm a perder, para além da honra.

Já o Portimonense, vai receber o Sp. Braga na última jornada, bastando um empate para garantir a permanência. Mas, no caso de uma conjugação de resultados, que coloque o conjunto treinador por Paulo Sérgio empatado com Farense, Rio Ave e Boavista, será a equipa de Portimão a descer.

Sugerir correcção
Comentar