Calamidade mantém-se até 30 de Maio. Odemira sem cercas sanitárias

O fim das cercas sanitárias em Odemira harmoniza o país no desconfinamento (e apenas três concelhos e uma freguesia são excepção). A ministra Mariana Vieira da Silva anunciou também a reabertura dos parques infantis não públicos e dos parques aquáticos.

Foto
O Governo afirma que o país continua na zona verde e que a taxa de incidência dos casos dá razões para continuar a desconfinar os concelhos Jose Fernandes

A situação de calamidade vai ser renovada até às 23h59 de 30 de Maio, informou esta quinta-feira a ministra de Estado e da Presidência, depois do habitual encontro de Conselho de Ministros. Na reavaliação sobre o nível de desconfinamento de cada concelho, Mariana Vieira da Silva destacou a evolução positiva na generalidade do território nacional que fixa o nível de incidência abaixo dos 50 casos por 100 mil habitantes por 14 dias, o que coloca Portugal na zona verde.

Ainda assim, há recuos. É o caso dos concelhos de Arganil e Lamego (que estão na 3.ª fase de desconfinamento, isto é, com restrições mais apertadas no número de pessoas por mesas em restaurantes, cafés e pastelarias e com os casamentos reduzidos a uma lotação de 25%, por exemplo) e do concelho de Resende e a freguesia de São Teotónio, em Odemira (que ficam na 2.ª fase de desconfinamento, isto é, com cafés, restaurantes e pastelarias a funcionar apenas com esplanadas, por exemplo).

A todos os restantes municípios aplicam-se as regras em vigor desde 1 de Maio. Neste nível passam a estar os concelhos que até agora tinham restrições e que receberam luz verde para avançar para o ritmo do resto do país. É o que acontece em Carregal do Sal, Cabeceiras de Basto e Paredes e à freguesia de Longueira/Almograve, que esteve sob cerca sanitária.

A ministra anunciou também a reabertura dos parques infantis não públicos e dos parques aquáticos. Os horários das actividades desportivas são também alargados até às 22h30 (até agora podiam ser feitas até às 19h durante a semana e até às 21h aos fins-de-semana).

As próximas novidades chegarão depois de Maio, reforça a ministra. “Os peritos estão a trabalhar nesse cenário, que chegará quando as pessoas com mais de 60 anos estiverem vacinadas”, diz, repetindo a mensagem já transmitida há duas semanas pelo primeiro-ministro.

Sugerir correcção
Comentar