No YouTube, os ambience videos abrem janelas para vários mundos — e a pandemia escancarou-as

Chamam-se ambience videos e há um para cada gosto ou momento. Podem ser vídeos com desenhos em 3D ou até capturas reais de espaços com som ambiente e são usados para gerar atmosferas reconfortantes para quem precisa de uma presença enquanto trabalha, estuda ou relaxa. Graças ao confinamento, a procura por este tipo de imersão digital está em ascensão.

Foto
O processo de construir um vídeo, para Autumn, tanto pode levar uma semana, como três ou quatro: depende se é a própria a criar a arte 3D, ou se colabora com outro artista Autumn Cozy

Os ambience videos (“vídeos de ambientes”, em tradução livre para português) ganharam destaque com a pandemia, que fechou as portas ao mundo lá fora. São animações gráficas ou filmagens no YouTube que transportam o espectador para lugares com movimento, quase como em tempo real, muitas vezes acompanhadas de sons ASMR. Podem ser janelas para o mundo real — como uma lareira a crepitar numa sala acolhedora ao som de jazz — ou para um mundo imaginário — como uma biblioteca em Hogwarts ou uma casa assombrada por fantasmas. Há quem os veja enquanto estuda ou quem os deixe a passar como ambiente de fundo para ler ou até cozinhar.