A BCG protege da diabetes? Cientista portuguesa procura a resposta na Guiné-Bissau

Desconhece-se quantas pessoas na Guiné-Bissau têm hoje diabetes de tipo 2. Sabê-lo é um dos objectivos de um projecto que junta investigadores portugueses, dinamarqueses e guineenses. Diagnosticar e tratar melhor esta doença e promover a literacia sobre ela são outros.

Foto
Guiné-Bissau Guiné-Bissau; Foto de Manuel Roberto

Há mais de duas décadas que Eugénia Carvalho investiga os meandros bioquímicos da diabetes, num vaivém entre laboratórios de investigação na Suécia, nos Estados Unidos e Portugal. A sua geografia científica estende-se agora ao terreno e à Guiné-Bissau, onde a bioquímica portuguesa coordenará o primeiro estudo de âmbito nacional do país sobre a diabetes de tipo 2. Para tal, obteve 100 mil euros da Fundação Europeia para o Estudo da Diabetes – que, ainda assim, é metade do que considera necessário para pôr no terreno todos os objectivos do projecto, incluindo um ensaio clínico que procurará verificar se a vacina da tuberculose (a famosa BCG) tem realmente um efeito protector contra a diabetes de tipo 2. “Se houver pessoas ou fundações interessadas em financiar parte do projecto, poderemos chegar mais longe”, apela a investigadora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários