Madeira: líder do CDS/PP obtém “confiança política” apesar de suspeitas no financiamento do partido

César do Paço, apontado como financiador do Chega, terá dado dinheiro aos centristas de Rui Barreto na região autónoma.

Foto
Miguel Albuquerque e Rui Barreto brindam pelo acordo autárquico LUSA/HOMEM DE GOUVEIA

O líder centrista madeirense, Rui Barreto, disse este sábado ter colocado à disposição o cargo de secretário da Economia, no governo PSD/CDS-PP, na sequência de suspeitas sobre o financiamento do partido, mas o chefe do executivo manteve a “confiança política”.

“Tenho a confiança política da direcção do CDS, assim como a confiança política do senhor presidente do Governo [Miguel Albuquerque]”, declarou Rui Barreto. E reforçou: “Eu não pratiquei nenhuma ilicitude, não pratiquei nenhum acto ilegal, não cometi nenhum crime e não há qualquer financiamento ilícito ao CDS.”

O líder centrista falava após a reunião da Comissão Política Regional do partido, no Funchal, na qual prestou esclarecimentos sobre uma reportagem emitida pela SIC, na quarta-feira, em que foram expostos pormenores sobre o financiamento da estrutura regional durante a campanha para as eleições legislativas de 2019.

De acordo a SIC, o CDS-PP da Madeira recebeu 29.880 euros, provenientes de César do Paço, agora principal financiador do partido Chega, sendo que o dinheiro foi transferido para as contas bancárias de seis membros do partido, incluindo o líder Rui Barreto, actual secretário regional da Economia.

A SIC refere que os seis militantes centristas receberam cerca de 5.000 euros cada, em Agosto de 2019, depois de Rui Barreto ter conhecido, em Lisboa, César do Paço, ex-cônsul de Portugal em Cabo Verde e nos Estados Unidos e então militante e financiador do CDS-PP. Faltavam seis semanas para as eleições na Madeira e a estrutura regional do partido passava por dificuldades financeiras, aguardando resposta a um pedido de empréstimo à Caixa de Crédito Agrícola.

O CDS-PP era, na altura, o maior partido da oposição madeirense, com sete deputados no Parlamento, mas elegeu apenas três, numas eleições em que o PSD perdeu a maioria absoluta com que governava a região há 43 anos. Os dois partidos estabeleceram um acordo de coligação governamental e o CDS-PP colocou dois elementos no executivo - Rui Barreto, na secretaria da Economia, e Teófilo Cunha, na secretaria do Mar e Pescas - e ainda José Manuel Rodrigues na presidência da Assembleia Legislativa da Madeira.

“O que está em causa, na peça, é um financiamento ilícito ao CDS. Não houve financiamento. Não ocorreu. Não entrou um cêntimo na conta do CDS. Nem sob a forma de doação, nem sob a forma de empréstimo. Não há nenhum ilícito, não há nenhum crime”, declarou Rui Barreto, vincando estar “absolutamente com a consciência tranquila”. E realçou: “Foi feito um empréstimo pessoal, que foi totalmente restituído.”

Rui Barreto disse, no entanto, que, devido às suspeitas, colocou o cargo de secretário regional à disposição, mas o chefe do executivo, o social-democrata Miguel Albuquerque, reiterou a “confiança política”. A comissão política aprovou este sábado um voto de confiança ao líder, que obteve apenas o voto contra da presidente da comissão concelhia da Ponta do Sol, Sara Madalena, também vereadora naquela autarquia, na zona oeste da Madeira.

Por outro lado, o Diário de Notícias da Madeira indicou este sábado que o líder parlamentar do PS da Madeira, Miguel Iglésias, apresentou queixa-crime no Ministério Público contra os centristas na sequência da reportagem da SIC. Rui Barreto reagiu: “Também quero dizer-vos que estou totalmente disponível, nas instituições judiciais, para prestar todos os esclarecimentos que forem necessários.” O líder do CDS-PP da Madeira realçou ainda que está a ser “vítima” de um “conjunto de imprecisões e de falsidades” reportadas na reportagem televisiva, sublinhando que o que praticou foi “legal”.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários