No Pavilhão Branco, o tecer é um trabalho da arte

Na Galeria Municipal do Pavilhão Branco, em Lisboa, abriu Entretecido, uma exposição que dá a ver a criatividade e poética do têxtil, quando os artistas o reclamam e usam nas suas práticas e obras. Com a curadoria de Tobi Maier, até 6 de Junho.

Foto
As peças da artista angolana Ana Silva (à direita na foto). Os objectos da artista Ani Schulze aparecem como estruturas suspensas. Peça de Melissa Stabile: peluche sobre um plinto cortesia galerias municipais de lisboa

Algodão, fibras de palmeira, seda, lã, tecidos, bordado, croché. Com a curadoria de Tobi Maier, a exposição Entretecido preencheu a Galeria Municipal do Pavilhão Branco, em Lisboa, com estes materiais e práticas, com os seus objectos e formas. Ali uma tenda, acolá o que parece ser uma escultura ou talvez uma pintura. No piso de cima, manequins, figurinos; no piso de baixo, bordados que deixam ver, escritos, nomes de concelhos de Portugal. Não, o visitante não está numa exposição de (apenas) artes manuais ou de práticas associadas ao lazer. Assim que transpõe o umbral do Pavilhão, encontrar-se-á dentro de uma exposição de arte contemporânea, na qual poderá observar as qualidades materiais, narrativas e formais da estética e da política do têxtil.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar