O “nó” português da blockchain da UE fica na Guarda. Para que serve?

A Comissão Europeia está a trabalhar numa blockchain que permite aos europeus provarem quem são, em qualquer país da União, mesmo que não tenham os documentos no bolso. Se correr bem, nos próximos anos documentos como boletins de vacina e diplomas escolares podem começar a ser guardados na rede.

Foto
A blockchain é uma base de dados descentralizada usada para registar transacções com moedas digitais Benoit Tessier

A Comissão Europeia está a trabalhar numa blockchain que permite aos europeus provarem quem são, em qualquer país da União, mesmo que não tenham os documentos no bolso. Se correr bem, nos próximos anos documentos tais como boletins de vacina, diplomas escolares e universitários podem começar a ser guardados em carteiras digitais com registo na Infra-Estrutura de Serviços da Blockchain Europeia (EBSI, na sigla inglesa) — a rede europeia de blockchain.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários