Portugal reforça intenção de chegar às medalhas em Tóquio

Portugal alcançou o inédito apuramento para Tóquio2020 ao ganhar por 29-28 à vice-campeã olímpica França, na derradeira jornada do torneio de qualificação europeia, com um golo nos últimos segundos do jogo.

Foto
Paulo Jorge Pereira, seleccionador nacional LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

O seleccionador português de andebol, Paulo Jorge Pereira, assumiu nesta quinta-feira a indiferença sobre o sorteio para o torneio olímpico de Tóquio2020, reiterando a ambição de chegar às medalhas, depois do objectivo de chegar aos quartos-de-final.

“O nosso objectivo é conseguirmos passar a primeira fase, ficando nos quatro primeiros lugares do grupo. Seguindo-se essa parte, o nosso objectivo será as medalhas”, afirmou o seleccionador, em declarações reproduzidas pela Federação de Andebol de Portugal (FAP).

No Grupo B do torneio de andebol masculino, a selecção portuguesa, que conseguiu a inédita qualificação para uma modalidade colectiva de pavilhão, vai defrontar Dinamarca, campeã olímpica em 2016 e do mundo em 2019 e 2021, Suécia, vice-campeã mundial, bem como Japão, Egipto e Bahrain.

“Quando existe um sorteio com equipas fortes acaba por ser sempre parecido ficarmos num grupo ou noutro. Vamos jogar da mesma forma, como se estivéssemos no Grupo A, porque cada equipa tem a sua especificidade e nós queremos ser competitivos com todas”, explicou Paulo Jorge Pereira.

A fase de grupos vai ser disputada entre 24 de Julho e 1 de Agosto, avançado os quatro melhores colocados para os quartos-de-final, marcados para 3 de Agosto, seguindo-se meias-finais e final, a 5 e 7 de Agosto.

Portugal tem um histórico de embates negativo frente a Dinamarca (três derrotas nos jogos já disputados), Suécia (um triunfo, no Europeu de 2020, contra três desaires) e Egito (um empate e uma derrota), tendo vencido o Japão no único encontro entre as duas selecções.

“O Japão mostrou uma altíssima qualidade no Mundial, assim como Dinamarca, Suécia e Egipto”, realçou Paulo Jorge Pereira, apontando como prioridade a qualificação para o Europeu de 2022, no final de Abril e no início de Maio.

“Primeiro temos ainda uma qualificação para o Campeonato da Europa para terminar e é nisso que estamos focados neste momento. Só após estes dois jogos é que viraremos as atenções para os Jogos Olímpicos e oxalá consigamos escrever história”, concluiu.

Portugal alcançou o inédito apuramento para Tóquio2020 ao ganhar por 29-28 à vice-campeã olímpica França, na derradeira jornada do torneio de qualificação europeia, em Montpellier, com um golo nos últimos segundos do jogo marcado pelo central Rui Silva.

Sugerir correcção
Comentar