Joacine Katar Moreira dá voz a 100 pessoas contra o racismo

Neste domingo assinala-se o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

Foto
Joacine Katar Moreira daniel rocha

A deputada Joacine Katar Moreira, que se define como “anti-racista”, assinalou neste domingo o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial dando a voz, nas redes sociais, a 100 pessoas sobre a sua “experiência e vontade de mudança à sociedade”.

A “forma mais eficaz de combate ao racismo e à discriminação racial”, escreveu a deputada não-inscrita, é “a escuta” e que “tem sido historicamente negada aos sujeitos racializados”, lê-se num comunicado divulgado pelo gabinete da parlamentar sobre a iniciativa “Cem vozes contra o racismo”.

A 21 de Março comemoramos o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. Pedi a 100 pessoas que...

Publicado por Joacine Katar Moreira em Sexta-feira, 19 de março de 2021

São 100 pessoas de diversas áreas como os rapers Valete e Deezy, profissionais de saúde como Luciana Gomes e Márcia Cristina, trabalhadores de call center como Bárbara Góis e Fábio Varela, escritores e músicos como Kalaf Epalanga e José Rui Rosário, universitárias como Isaiete Jabula e Inácia Sá, jornalistas como José Rui Rosário e Neusa Sousa, o realizador Welket Bungué, o motorista Nelson Semedo e a dançarina Agnês Rodrigues.

“Na luta contra o racismo, temo-nos deparado com a resistência em afirmar a visão e o sentimento das suas vítimas e pela tentativa de monopolização da narrativa e do conhecimento sobre o mesmo, por pessoas que não o sentem na pele, mas que usando o seu lugar de privilégio, tentam controlar a narrativa, enviesando-a”, escreve a deputada de origem guineense, alvo de ataques, por exemplo, de André Ventura, líder do partido Chega, ao sugerir que “seja devolvida ao seu país de origem”.

“A discriminação é a única arma dos medíocres para se destacarem”, escreveu Agnês Rodrigues no seu depoimento da iniciativa “Cem vozes contra o racismo” na conta de Joacine no Facebook, onde a jornalista Djamila Vieira afirmou: “Que os nossos filhos no futuro não sintam o peso da desigualdade racial.”

Em Portugal, o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é assinalado em Lisboa com uma manifestação no Largo de São Domingos.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários