Mineração no oceano profundo deve ser travada, defende WWF

Relatório da WWF alerta para o desconhecimento que ainda existe sobre todo o oceano profundo e recomenda que não se introduza mais um factor de perturbação, com consequências imprevisíveis, até haver informação suficiente.

Foto
Os efeitos que a mineração poderá ter nos cardumes de peixe, mesmo fora das áreas congestionadas, são uma das preocupações dos cientistas e ambientalistas REUTERS/Stelios Misinas

Em muitos aspectos, o oceano continua a ser um enorme desconhecido para a maioria das pessoas. Quando falamos do oceano profundo, podemos acrescentar que há ainda muito por descobrir até para a comunidade científica. É este o ponto de partida para um relatório elaborado pela WWF - World Wide Fund sobre os riscos de mineração no oceano profundo e agora divulgado, que deixa um alerta: enquanto não se souber o suficiente sobre as consequências desta actividade, ela não deve avançar. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários