Pelo menos seis pessoas ficaram feridas após descarrilamento de eléctrico em Lisboa

O acidente ocorreu na Praça da Figueira.

Pelo menos seis pessoas ficaram feridas nesta quarta-feira, na sequência do descarrilamento de um eléctrico, seguido de uma colisão com outra composição que estava parada na Praça da Figueira, na Baixa de Lisboa.

Tanto o vereador da Protecção Civil da autarquia como a PSP disseram ao PÚBLICO que as indicações que tinham eram as de que os feridos, embora tivessem sido transportados para o hospital, seriam ligeiros.

Porém, segundo o vereador Carlos Castro, terá havido seis feridos ligeiros; já a PSP adiantou ao PÚBLICO a existência de um sétimo ferido, que terá, no entanto, recebido logo alta hospitalar. De acordo com informações dadas, por volta das 14h, pela subcomissária da PSP Cátia Brás, os feridos terão sido transportados para o Hospital de São José, em Lisboa.

A brigada de investigação de acidentes de viação da PSP e a Carris vão apurar as causas do acidente, disse a mesma fonte.

Por volta das 13h, em declarações aos jornalistas no local do acidente, que ocorreu na Praça da Figueira, cerca das 11h35 (altura em que a PSP também terá recebido o alerta), o vereador revelou que o guarda-freio do eléctrico 15 terá tido “uma paragem, uma quebra de tensão”, e só se apercebeu do que tinha acontecido depois de ter chocado contra um poste.

“Aquilo que nos indica é que o eléctrico bate primeiro noutro eléctrico e, depois, foi contra o poste”, afirmou o vereador, citado pela agência Lusa, acrescentando que algumas das vítimas eram transeuntes e sem dispor de mais informações. Já as informações dadas por Cátia Brás, da PSP, ao PÚBLICO referem quatro passageiros e dois guarda-freios (sem ter sido possível precisar se o ferido que teve logo alta seria transeunte ou passageiro).

Sobre a resposta das organizações de socorro, Carlos Castro destacou a “rápida intervenção” do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), assim como da Polícia de Segurança Pública (PSP), do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários de Lisboa e da Cruz Vermelha Portuguesa. Carlos Castro também referiu que as vítimas “foram devidamente tratadas no local, em poucos minutos, e já foram encaminhadas para o hospital”.

O trânsito na Praça da Figueira, em Lisboa, foi retomado pelas 15h, depois de ter estado encerrado à circulação rodoviária cerca de três horas e meia.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários