Degradada, antiga estação de Pedras Salgadas vai renascer para o turismo

Projecto prevê reabilitação “integral” do imóvel, que “tem vindo a degradar-se” desde a desactivação da linha do Corgo há já 30 anos. A histórica estação de comboios será o “Vila Termal Pedras Salgadas - Welcome Center”.

Foto
Imagem de divulgação do projecto CM Vila Pouca de Aguiar

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar vai aplicar cerca de 700 mil euros na reabilitação da antiga estação dos caminhos-de-ferro de Pedras Salgadas, que será transformada em espaço de atendimento turístico, anunciou hoje o município.

O edifício, localizado junto à Estrada Nacional 2 (EN2), vai ser reabilitado para receber a Loja Interactiva de Turismo e ainda serviços comerciais, mas a intervenção contempla também a área envolvente que ficará apta para venda de produtos locais, acolhendo ainda um parque de estacionamento.

Segundo referiu a autarquia do distrito de Vila Real, o projecto tem um investimento de cerca de 700 mil euros e resulta da candidatura Vila Termal Pedras Salgadas - Welcome Center, submetida ao Programa Operacional Regional do Norte e que conta com cerca de 560 mil euros de financiamento comunitário.

Os objectivos do projecto são a “valorização do recurso água, o incentivo às actividades desenvolvimento de produtos tradicionais e de qualidade e a melhoria da qualidade de vida das populações locais”.

O município salientou que a “expansão do centro urbano de Pedras Salgadas irá potenciar a dinamização do sector termal, permitir receber viajantes que percorrem a EN2 ou a ecopista que ocupa o antigo ramal da linha do Corgo e mais turistas que cheguem à região”.

O projecto, de acordo com a câmara, foi objecto de parecer favorável do IP Património, a empresa do grupo Infra-estruturas de Portugal (IP) responsável pela gestão do património imobiliário.

Desde a desactivação da linha ferroviária do Corgo em 1990, entre Vila Real e Chaves, o edifício da estação de Pedras Salgadas “tem vindo a degradar-se”, refere a autarquia

Actualmente, no topo Norte do edifício funciona uma tabacaria. A pala de protecção da antiga estação serve também de apoio aos passageiros dos autocarros que usam a paragem ali localizada.

A intervenção prevê a reabilitação do imóvel de forma integral, com a substituição das coberturas, rebocos e pintura de paredes, limpeza de cantarias e substituição dos caixilhos.

A Loja Interactiva ocupará um espaço amplo, manter-se-á naquele edifício a tabacaria e será criado um estabelecimento de restauração e bebidas, vocacionado para o apoio ao viajante tanto nas refeições sentadas no interior ou esplanada como na preparação de merendas para a viagem.

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar referiu que a obra já foi consignada e os trabalhos deverão arrancar em breve. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários