Europeu de padel arranca em Junho, Mundial em Novembro

O palco do Campeonato da Europa ainda está por definir, o Campeonato do Mundo será disputado no Qatar.

Foto
Paulo Pimenta

Depois de a pandemia ter forçado a Federação Internacional de Padel (FIP) a adiar as duas grandes provas que estavam programadas para 2020 (Campeonato do Mundo e Campeonato do Mundo de veteranos), o organismo que tutela a modalidade a nível mundial anunciou que 2021 será “um ano para recordar” com a disputa de “todas as competições FIP”.

Assim, a primeira grande competição que já tem uma data confirmada será o XII Campeonato da Europa, que vai disputar-se entre 28 de Junho e 4 de Julho. Por definir está ainda o país que vai receber a competição, sendo que as candidaturas para a organização da prova podem ainda ser entregues até 31 de Janeiro.

Pelo contrário, o PÚBLICO apurou que XV Campeonato do Mundo de padel já tem um palco atribuído (Qatar), faltando apenas definir se a competição irá ter lugar na primeira ou na terceira semana de Novembro.

A principal prova organizada pela FIP estava agendada para Novembro de 2020 no Qatar, mas acabou por ser adiada em Julho devido à pandemia.

Recorde-se, no entanto, que se a covid-19 não tivesse impossibilitado a realização do Mundial, Portugal teria ficado de fora do evento.

Em declarações prestadas ao PÚBLICO no passado mês de Julho, Queco Catalan, director desportivo da FIP, explicou que a federação internacional enviou “comunicações sobre o período de inscrições” para a Federação Portuguesa de Padel (FPP) e que “os prazos de inscrição foram ampliados por três vezes”, mas a FIP nunca recebeu “qualquer informação de Portugal” que, dessa forma, ficaria de fora do Mundial.

Na altura, Ricardo Oliveira, presidente da FPP, afirmou ao PÚBLICO que a decisão de deixar Portugal de fora da principal competição mundial de países deveu-se ao incumprimento de “regulamentos e estatutos” por parte da FIP, o que motivou a apresentação “junto do TAS de quatro processos”.

Foto

O dirigente evocava ainda o processo de atribuição da prova ao Qatar como outro motivo para que Portugal se auto-excluísse: “É nossa opinião que o processo de atribuição do Mundial ao Qatar, num país que não é filiado [na FIP], quando haveria países filiados que apresentaram propostas, de acordo com o comunicado da própria direcção da FIP, não foi claro o suficiente e não cumpriu com os já mencionados regulamentos e estatutos.”

No entanto, apesar da oposição da FPP e dos processos que terão sido apresentados junto do TAS, a organização da prova continua a ser atribuída pela FIP ao Qatar e, se não surgir mais nenhum impedimento, o Mundial 2020 será realizado em Novembro.

Para além do Europeu e do Mundial, a FIP prevê realizar ainda organizar em 2021 o II Campeonato de Veteranos (que deveria ter sido disputado em 2020), o XIII Campeonato do Mundo de juniores e o Cupra FIP Tour, circuito que em 2020 ficou concluído com a disputada do Cupra FIP Finals, torneio que terminou com a vitória de Sofia Araújo.

Sugerir correcção
Comentar