Fugas: 20 fotogalerias para espairecer e alargar os horizontes em 2021

Na Fugas, a fotografia é rainha porque os olhos também viajam. Ao longo do ano, publicamos dezenas de fotogalerias que nos fazem dar muitas voltas ao mundo. Aqui, escolhemos 20 para espairecer: é que por vezes, e especialmente em 2020, uma fotografia pode valer por mil viagens.

Fotogaleria

Noite fria, um abraço a ver as luzes da cidade, as nossas saudades de abraços

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Noite fria, um abraço a ver as luzes da cidade, as nossas saudades de abraços

Fotografia de Tobias Baumgaertner, uma das vencedoras dos Ocean Photography Awards, é uma das imagens icónicas do ano. É um abraço oceânico, uma fábula com pinguins-fada, que se nos faz pensar nos animais também parece tornar-nos mais humanos, levantando ondas nas nossas vidas, nas nossas saudades. Espreite as imagens extraordinárias de outros vencedores da competição.

"A melhor foto de 2020": um pastor português e Díli entre os 50 finalistas mundiais

A fotografia de um pastor pelo veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar não venceu a competição "Best Photo Of 2020” da aplicação Agora. Mas quem resiste a este prodígio? No concurso, também outro português, João Galamba. Viaje por esta fotogaleria impressionante, que inclui o vencedor, o venezuelano @donaldobarros com uma fotografia marcante do seu país.

Fotogaleria

Um pastor de Estarreja e a sua cabrinha captados com afecto familiar pelo veterinário-fotógrafo Jorge Bacelar e uma imagem aérea de Timor-Leste por João Galamba: eles ultrapassaram 35 mil candidatos e ficaram no top 50 de finalistas da "Best Photo Of 2020", concurso mundial da aplicação de fotografia Agora.

Fugas

FugasPorPortugal, 30 olhares para o nosso interior

Ao longo do ano, o Instagram da Fugas não pára: diariamente, os viajantes e instagrammers da comunidade Fugas partilham imagens incríveis do país e do mundo. Este ano, lançamos a tag FugasPorPortugal com o desafio Vamos Partilhar Portugal: são milhares e milhares de descobertas e redescobertas: espreite aqui. A fotogaleria abaixo é apenas um pequeno exemplo, a servir de aperitivo e com os olhos virados para o nosso interior.

Fotogaleria

A cada um, o seu recanto e paraíso. Eis 30 imagens do interior de Portugal, assinadas por leitores da Fugas, que chamam por nós.

Fugas

Lá no alto da serra da Estrela mora a solidão dos pastores

Cumprem o ritual secular da transumância, em busca de pastos mais verdes. Tiago Cerveira, um jovem “filho” da serra, fotografou um dia na longa solidão destes pastores, aqui cortada pela presença dos visitantes.

Fotogaleria

Cumprem o ritual secular da transumância, em busca de pastos mais verdes. Tiago Cerveira, um jovem "filho" da serra, fotografou um dia na longa solidão destes pastores, aqui cortada pela presença dos visitantes.

Andreia Marques Pereira (texto), Tiago Cerveira (fotos)

Entre as melhores fotos panorâmicas do mundo há Madeira, Açores e um relâmpago no Douro

São os Epson International Pano Awards, a maior competição de fotografia panorâmica do mundo. Nesta galeria dos melhores do concurso, entre os finalistas, um Douro relampejante surge graças a Mara Leite.  

Fotogaleria

O espanhol Carlos F. Turienzo tem três fotos tiradas em Portugal entre as finalistas. A grande vencedora foi a fotografia Hibernação de Primavera, do canadiano Matt Jackisch.

Fotógrafo de Natureza do Ano: uma lebre “sonhadora, curiosa, cuidadosa, amedrontada” venceu a corrida

“O sonho de uma lebre” por Peter Lindel, uma imagem que surge depois de meses de investigação, contou. Foi preciso encontrar uma estrada de terra batida, escolher a mais bela luz da manhã, a vegetação a condizer e... uma toca de três lebres. Venceu o concurso da Sociedade Alemã para a Fotografia de Natureza.  

Fotogaleria

Foram precisos meses e muita paciência. Mas Peter Lindel conseguiu a imagem que queria: é a fotografia vencedora do concurso da Sociedade Alemã para a Fotografia de Natureza. E as outras fotos em destaque não são menos impressionantes.

O abraço de um tigre a uma “floresta mágica”: as melhores fotografias de vida selvagem do ano

A “imagem etérea” de uma fêmea de tigre-siberiano abraçada a um abeto-da-Manchúria valeu a Sergey Gorshkov o grande prémio do Wildlife Photographer of the Year, o maior concurso de fotografia da vida selvagem do mundo, organizado pelo Museu de História Natural de Londres. Uma grandiosa viagem fotográfica tão informativa quanto naturalmente cativante.

Fotogaleria

As melhores fotografias de paisagens do ano

No International Landscape Photographer of the Year 2020, uma volta por paisagens extraordinárias, entre a luz e a escuridão, recantos que só de olhar nos alargam os horizontes.  

Fotogaleria

É deixar o olhar voar por paisagens extraordinárias do mundo, da Islândia à Noruega, Suíça, Rússia, EUA ou Namíbia (e mais). São os vencedores do concurso de fotografia International Landscape Photographer of the Year 2020.

Na serra da Penoita, terra dura e linda, vivem pastores, pedras e cinzas

Adriano Miranda queria retratar a Penoita, mas passava sempre ao lado. Por fim conseguiu. Uma terra castigada mas onde não falta vida e uma natureza que resiste, com os seus pastores. São planaltos sagrados onde uma pedra não é apenas uma pedra

Fotogaleria

Sempre que Adriano Miranda passava na A25 pela placa que indica “Penoita” pensava: “Um dia tenho de ir lá”. E um dia fomos para descobrir um canto onde um incêndio deixou terra queimada, mas também pequenos oásis de floresta autóctone. Um canto de aldeias pequenas onde habitam pastores, de planaltos sagrados onde uma pedra não é apenas uma pedra.  

Adriano Miranda (fotografia), Andreia Marques Pereira (texto)

Unhas surrentas de terra e vinho a escorrer pela pele

A Voz do Dão - O diálogo da uva e do vinho por Adriano Miranda e Nuno André Ferreira. “As imagens de Adriano Miranda e de Nuno André Ferreira mostram-nos o Dão autêntico, cru, sem filtros nem preconceitos. Nem tudo é bonito nesse mundo.”

A luz e a sombra nas montanhas mágicas de Mário Cunha

O Gerês pelo biólogo e fotógrafo Mário Cunha, em que a natureza não será apenas um pano de fundo. As fotografias de Cunha são um hino à persistência e à paciência. Um projecto que dura há mais de um ano, caminhada a caminhada.

Um português entre flamingos e as melhores fotografias de viagem do mundo

Estes flamingos fotografados no Quénia por José Fragozo receberam menção especial no Travel Photographer of the Year, um dos maiores concursos de fotografia de viagem do mundo.  

Fotogaleria

Os vencedores do Travel Photographer of the Year, um dos maiores concursos de fotografia de viagem do mundo. O português José Fragozo recebeu uma menção especial na categoria Arte de Viajar.

O melhor da fotografia de viagens e do mundo natural, segundo a Smithsonian

A Smithsonian é uma das grandes fundações culturais do mundo. E a sua revista de viagens é de culto. Entre os vencedores do concurso anual de fotografia, com concorrentes de 145 países, encontram-se sempre trabalhos prodigiosos.​

A fotografia de um Rio Partido na Rússia é uma das vencedoras dos prémios APA

Dos Australian Photography Awards saem sempre imagens de largos horizontes. Ou de detalhes que parecem mundos, como este “rio partido” si. Nesta galeria a Fugas revela as fotos vencedoras, entre viagens, paisagem e vida selvagem.

Fotogaleria

Tom Putt apresentou uma fotografia aérea do Lago Baikal, na Rússia, uma das vencedoras dos Australian Photography Awards. Nesta galeria a Fugas revela as fotos vencedoras, entre viagens, paisagem e vida selvagem.

Fugas

Os melhores dos Sony Awards (Viagem): Fotografia do comboio de ferro da Mauritânia é a vencedora

Outra grande competição mundial, os Sony World Photography Awards, é uma das preferidas tanto de amadores como de profissionais. Entre os finalistas da categoria Viagens encontram-se imagens únicas.

Fotogaleria

Foram mais de cem os fotógrafos amadores destacados na última edição da competição Open dos Sony World Photography Awards, mas apenas dez os vencedores do concurso. Aqui destacamos os finalistas da categoria Viagens.

As melhores fotografias de locais históricos do mundo

Um sigular concurso internacional: Historic Photographer of the Year. São grandes imagens e grandes viagens mas sempre por locais com história.

Fotogaleria

Os vencedores e os finalistas do concurso internacional Historic Photographer of the Year, dedicado a encontrar as melhores fotografias de viagem por locais com história.

Geometria de vida: o Porto visto do ar

“Sabemos que é isto que está a acontecer, mas depois deparamo-nos com as imagens aéreas do Porto e o coração pára por um segundo. Para onde foi a cidade?” As palavras de Patrícia Carvalho voam sobre o Porto fotografado por Nelson Garrido

Fotogaleria

Ouvimos o silêncio nestas fotografias. E vemos a beleza das ruas e casas, da cidade. Encantamo-nos com a sua geometria vazia. Texto de Patrícia Carvalho e imagens de Nelson Garrido

Patrícia Carvalho

Os restaurantes portugueses com estrelas Michelin em 2021

Apesar dos pesares, a Michelin revelou as estrelas do ano para os que considera os melhores restaurantes de Portugal. O grande destaque foi para a primeiras estrelas de Ljubomir Stanisic e o 100 Maneiras e do basco Eneko Atxa para o seu restaurante lisboeta. Passeio por todos os restaurantes estrelados em Portugal. 

Fotogaleria

A Michelin revelou esta segunda-feira as estrelas do ano para os que considera os melhores restaurantes de Portugal. O grande destaque vai para Ljubomir Stanisic, que conquista a sua primeira estrela Michelin para o 100 Maneiras de Lisboa, tal como para o basco Eneko Atxa, com distinção igual para o seu restaurante lisboeta. 

Fugas

Nem a pandemia apagou o Natal: volta ao mundo seguindo as luzes

Poderia ser só mais uma fotogaleria natalícia, não fosse tratar-se do Natal da pandemia. Com poupanças ou sem, com mais aplausos ou mais críticas, mas, aqui, sempre com muita imaginação. Até parece que as luzes ficaram mais fortes este ano. Uma volta ao mundo com um brilhozinho nos olhos.

Fotogaleria
Fugas

Amor à Terra: 20 fotografias para celebrar Portugal e o mundo

Convidamos os viajantes e instagrammers a partilharem Fugas Pela Terra. Estas foram apenas algumas das incríveis imagens partilhadas. É uma viagem que serpenteia por Portugal e saltita pelo mundo com se fossem episódios de uma só história, a de todos nós. O início de mil e uma FugasPorPortugal.

Fotogaleria

As primeiras Fugas Pela Terra assinadas pelos nossos leitores no Instagram da Fugas. É uma viagem que serpenteia por Portugal e saltita pelo mundo com se fossem episódios de uma só história, a de todos nós. O início de muitas #FugasPorPortugal para seguir no Insta Fugas.