Covid-19: primeiros lotes da vacina para a União Europeia já saíram de fábrica belga

A operação foi conduzida debaixo de estreita vigilância policial, com dois veículos da polícia a escoltar cada camião que saiu da fábrica da Pfizer e com os meios de comunicação mantidos à distância. Suíça já começou a vacinar.

pandemia,covid19,coronavirus,mundo,uniao-europeia,vacinas,
Fotogaleria
Saída da vacina da fábrica em Puurs OLIVIER HOSLET/EPA
Fotogaleria
Saída da vacina da fábrica em Puurs LUSA/OLIVIER HOSLET
Pfizer
Fotogaleria
Saída dos primeiros lotes da vacina da fábrica em Puurs Reuters/JOHANNA GERON

Os primeiros lotes da vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19 destinados a países da União Europeia deixaram nesta quarta-feira a fábrica belga em Puurs, onde são fabricadas.

Um jornalista da AFP no local viu três camiões refrigerados a deixarem a zona industrial da gigante farmacêutica norte-americana Pfizer no Nordeste da Bélgica entre as nove e as dez da manhã (hora local, mais uma em Portugal continental).

Foram usados camiões de uma empresa de fretes belga e a operação foi conduzida debaixo de estreita vigilância policial, com dois veículos da polícia a escoltar cada camião e com os meios de comunicação mantidos à distância.

As primeiras saídas já tinham ocorrido no início de Dezembro de Puurs para o Reino Unido, depois de as autoridades de saúde do país terem aprovado a vacina. E a campanha de vacinação começou nesta quarta-feira na Suíça.

Questionada pela AFP, a Pfizer recusou-se a esclarecer quais as populações da UE para as quais os lotes se destinavam, mas um dos camiões tinha matrícula polaca.

A Comissão Europeia anunciou na segunda-feira a autorização da distribuição na UE da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech, horas após o sinal verde da Agência Europeia do Medicamento.

A distribuição, que se vai estender ao longo de 2021, será proporcional à população dos países.

A pandemia de covid-19 já matou 1.718.209 pessoas e provocou 77,9 milhões de infectados em todo o mundo, segundo um balanço feito pela AFP.

Sugerir correcção
Comentar