Miguel Stilwell completa equipa de gestão da EDP com administradora da Nos

Novo conselho de administração executivo da EDP vai contar com Ana Paula Marques, administradora executiva e vice-presidente da Nos.

Foto
A EDP é liderada desde Julho por Miguel Stilwell de Andrade Sara Jesus Palma

O novo presidente executivo da EDP escolheu uma das suas próximas gestoras na equipa que lidera outra das cotadas do PSI20. Miguel Stilwell de Andrade, a quem os accionistas da EDP deram carta branca para formar uma nova equipa para o triénio 2021-2023, convidou Ana Paula Marques, administradora executiva da Nos, para formar o novo conselho executivo, cuja eleição deverá ser confirmada numa assembleia-geral de accionistas a realizar em Janeiro.

Segundo informações recolhidas pelo PÚBLICO, Ana Paula Marques será o único rosto novo na equipa de gestão executiva da EDP, juntando-se aos actuais gestores Rui Teixeira, Vera Pinto Pereira, Miguel Setas (nomes que já tinham sido ontem avançados pelo jornal online Eco) e, claro, Miguel Stilwell, que está à frente da EDP interinamente desde Julho.

Passa a ser uma versão reduzida do actual conselho de administração executivo da eléctrica, do qual saem António Mexia e João Manso Neto (que estando com funções suspensas por ordem judicial, manifestaram indisponibilidade para fazer parte dos novos órgãos sociais), António Martins da Costa, Teresa Pereira e João Marques da Cruz, que será o próximo líder da EDP Brasil.

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, e com um MBA pelo INSEAD, Ana Paula Marques é vice-presidente da comissão executiva da Nos (a par do administrador financeiro, José Pedro Pereira da Costa).

Está ligada ao sector das telecomunicações há 20 anos, tendo começado carreira nesta área na antiga Optimus, até chegar ao topo na empresa liderada por Miguel Almeida.

Era até agora responsável pelas pastas de recursos humanos, serviço ao cliente, logística e comunicação e marca, entre outros.

Segundo a nota biográfica no site da operadora de telecomunicações, foi administradora executiva da extinta Optimus, onde era responsável pelo negócio residencial, pelo serviço ao cliente e operações, tendo sido anteriormente directora de marketing e vendas da unidade de negócio particulares móvel.

Também foi directora de marca e comunicação, bem como directora da unidade de negócio de dados.

Iniciou a sua carreira profissional na área de marketing da Procter & Gamble.

Foi ainda presidente da direcção da Associação dos Operadores de Comunicações Electrónicas (Apritel).

Sugerir correcção
Comentar